Antes de falar sobre auditorias de cadeia, é importante dar um passo atrás e explicar o que é traceability como é popularmente conhecida, ou rastreabilidade na tradução, e o porquê é tão importante para grandes empreendimentos.
A rastreabilidade como o próprio nome diz é a capacidade de uma determinado fabricante acompanhar o histórico, a aplicação ou a localização de um item, produto ou matéria-prima ao longo de toda a cadeia de suprimentos, desde a origem até o consumidor final.
Este processo é de fundamental importância principalmente para grandes empreendimentos, já que temos por trás deles grandes investidores aportando dinheiro. Os investidores, antes de qual quer investimento, costumam não só avaliar os números que podem ser proporcionados, mas também os “pepinos” que podem comprometê-los.
Nas páginas de “relacionamento com investidores” de uma determinada empresa listada em bolsa, os investidores, após avaliar os números, visitam a parte de ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança), buscando por “alavancas” (pontos positivos) ou “pepinos” (pontos negativos).
Por exemplo, no âmbito social, se uma empresa fere os direitos humanos de alguma forma, ela pode ser penalizada de várias maneiras e prejudicar seus resultados, fazendo com que os investidores tentem vender suas ações.
Desta forma, a rastreabilidade está diretamente ligada à fabricação de equipamentos, principalmente àqueles que possuem várias etapas na cadeia de suprimentos em que nem sempre todas são feitas pelo mesmo fabricante, como os módulos fotovoltaicos e até as baterias.
O artigo técnico completo foi publicado na 29ª edição da Revista Canal Solar. Clique aqui e baixe agora gratuitamente!
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.