• ter, 21 outubro, 2025
Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify
  • GC Solar: 17,95 GW
  • GD Solar: 41,3 GW
  • Módulos TOPCon: US$ 0,088/W
  • Células P-Type: US$ 0,034/W
  • Células N-Type: US$ 0,032/W
  • Módulos HJT: US$ 0,10/W
  • N-Type Wafer: US$ 0,128 /pç
  • Polissilício: US$ 19,00 /kg
  • GC Solar: 17,95 GW
  • GD Solar: 41,3 GW
  • Módulos TOPCon: US$ 0,088/W
  • Células P-Type: US$ 0,034/W
  • Células N-Type: US$ 0,032/W
  • Módulos HJT: US$ 0,10/W
  • N-Type Wafer: US$ 0,128 /pç
  • Polissilício: US$ 19,00 /kg
  • Anuncie aqui
  • Sobre nós
  • Expediente
logo site canal solar
  • Notícias
    • Armazenamento de energia
    • Mercado e Preços
    • Investimentos & Negócios
    • Política e Regulação
  • Artigos
    • Baterias
    • Estruturas fotovoltaicas
    • Inversores fotovoltaicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Veículos Elétricos
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Armazenamento de energia
    • Mercado e Preços
    • Investimentos & Negócios
    • Política e Regulação
  • Artigos
    • Baterias
    • Estruturas fotovoltaicas
    • Inversores fotovoltaicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Veículos Elétricos
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Brasil
    • Mundo
    • Tecnologia e Inovação
  • Artigos
    • Técnicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Canal VE
  • Cursos
  • Notícias
    • Brasil
    • Mundo
    • Tecnologia e Inovação
  • Artigos
    • Técnicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Canal VE
  • Cursos
logo site canal solar
Início / Notícias / Entrevista / Trens de SP gerarão energia ao frear e devolverão à rede elétrica do metrô

Trens de SP gerarão energia ao frear e devolverão à rede elétrica do metrô

Em entrevista ao Canal Solar, Lucas Herrera, diretor de engenharia Latam da Alstom, explica como funciona essa inovação
Acompanhe pelo Whatsapp
  • Foto de Caique Amorim Caique Amorim
  • 22 de julho de 2025, às 12:03
4 min 44 seg de leitura
Trens de SP gerarão energia ao frear e devolverão à rede elétrica do metrô
Foto: Alstom/Divulgação

Os trens da futura Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo contarão com um sistema de frenagem regenerativa capaz de capturar a energia gerada durante a desaceleração e devolvê-la à rede elétrica do metrô.

A tecnologia, considerada um marco em eficiência energética no transporte público brasileiro, reduz o consumo de eletricidade e prolonga a vida útil dos sistemas mecânicos, além de abrir caminho para uma mobilidade urbana mais limpa e econômica.

Fabricados pela Alstom na cidade de Taubaté (SP), os trens são 100% nacionais e representam a nova geração de veículos metroviários. O primeiro deles já foi entregue ao Pátio Morro Grande, na zona norte da capital, e marca o início da fase de testes da linha, que terá 15,3 km de extensão e ligação entre Brasilândia e São Joaquim, com previsão de operação parcial a partir de 2026.

A inovação também traz benefícios operacionais, como menor desgaste de freios, redução de ruído e aumento da eficiência térmica dos sistemas internos. Acompanhe a seguir:

Quantos % da energia cinética pode ser convertida e reaproveitada na eficiência do sistema de frenagem regenerativa dos trens?

O sistema de tração e frenagem elétrica utiliza tecnologia avançada com inversores de alta eficiência de até 99%. Desta forma, durante a circulação dos trens em uma operação típica é possível regenerar em torno de 50% da energia utilizada pelo trem.

Como é feita a transferência da energia regenerada para outros trens? O sistema utiliza uma rede CC (corrente contínua) compartilhada, banco de capacitores, ou há armazenamento temporário?

Dentro do material rodante, a energia gerada pelo freio elétrico pode ser direcionada para a rede de 1500 VDC (Volts de Corrente Contínua) a catenária, desde que esta esteja receptiva, por exemplo sendo consumida por outros trens. Nos casos em que a rede não está receptiva, a energia gerada é dissipada no próprio trem, por meio de bancos de resistores. A rede de 1500 VDC é considerada receptiva caso a infraestrutura elétrica da linha aérea (catenária) esteja em condições de receber e absorver a energia elétrica regenerada pelo trem durante a frenagem, assegurando que a tensão não ultrapasse seu limite superior.

Em que condições operacionais a regeneração é mais efetiva? Há variações na eficiência em função da velocidade, inclinação da via ou número de trens em circulação?

Dentro do material rodante, a eficiência da regeneração é otimizada para cada ponto dependendo do esforço solicitado, durante uma operação típica, na faixa de velocidade entre 10 e 70 km/h, a frenagem regenerativa pode ser responsável por até 100% do esforço de desaceleração necessário, considerando que a rede de 1500 VDC esteja receptiva. Uma maior quantidade de trens em circulação irá contribuir para que a rede seja mais receptiva.

A frenagem regenerativa traz impactos positivos na manutenção dos sistemas de freio mecânico? Há expectativa de redução no desgaste ou no custo de manutenção dos freios?

Sim, a frenagem regenerativa reduz a necessidade de atuação do freio mecânico, reduzindo desgaste de consumíveis como pastilhas de freio, mas também reduzindo a utilização do sistema prolongando sua vida útil. Durante uma operação típica, na faixa de velocidade entre 10 e 70 km/h, a frenagem regenerativa pode ser responsável por até 100% do esforço de desaceleração necessário.

Há algum sistema de gerenciamento energético que controlará a distribuição e o uso da energia regenerada na linha, como EMS (Energy Management System) ou SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition)?

A Infraestrutura de energia não é gerenciada pela Alstom. Mas em geral a energia regenerada é consumida por outros trens.

Caso a energia regenerada não encontre “demanda” imediata em outros trens, o que acontece com esse excedente? Ele é dissipado, armazenado ou retorna para a rede da concessionária?

Dentro do material rodante, nos casos em que a rede não está receptiva, a energia gerada é dissipada no próprio trem, por meio de bancos de resistores.

Qual é a expectativa de economia energética anual proporcionada pelo sistema regenerativo?

O consumo energético depende diretamente do uso dos trens em operação (quantidade, frequência, etc). Essa operação não é gerenciada pela Alstom.

Trens de SP gerarão energia ao frear e devolverão à rede elétrica do metrô
Lucas Herrera, diretor de engenharia da Alstom na América Latina. Foto: Divulgação

O aço inoxidável, material presente nos trens, impacta diretamente no consumo energético por reduzir o peso?

Esse tipo de material, por ser altamente resistente à corrosão, é especialmente indicado para condições ambientais extremas, como altas taxas de umidade, salinidade e variações de temperatura. Nossas soluções foram otimizadas e desenvolvidas ao longo de muitos anos de experiência, utilizando materiais de alta resistência e tecnologia de soldagem a ponto. Isso proporciona projetos com elevada eficiência estrutural e peso reduzido. Além disso, o interior dos trens conta com isolação térmica capaz de aumentar a eficiência do sistema de ar condicionado, reduzindo o consumo de energia.

A origem da tecnologia de regeneração utilizada foi desenvolvida no Brasil pela Alstom ou integra soluções internacionais adaptadas ao contexto local?

O Sistema de Tração e Frenagem Elétrica, é tecnologia desenvolvida pela Alstom, liderado por nossa unidade especializada e localizada em Charleroi na Bélgica, mas conta com participação de outras unidades ao redor do mundo inclusive pelo nosso time de especialistas localizados no Brasil.

 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

energia elétrica Metrô SP trens
Foto de Caique Amorim
Caique Amorim
Estudante de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tenho experiência na produção de matérias jornalísticas.
AnteriorAnterior
PróximoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Canal Solar - Felipe Santos assume OSDA no Brasil com meta de expandir armazenamento

Felipe Santos assume OSDA e mira expansão do armazenamento

Setor elétrico precisa de previsibilidade para atrair capital, avalia advogado

Setor elétrico precisa de previsibilidade para atrair capital, avalia advogado

Mais Notícias

Ver Mais
IPCA sobe 0,48% em setembro sobre energia elétrica e deve desacelerar em outubro
  • 10 de outubro, 2025
Foto de Raphael Guerra
Raphael Guerra

IPCA sobe 0,48% em setembro com impacto da energia elétrica

Interligação Brasil-Bolívia é destaque em novo plano de transmissão do MME
  • 2 de outubro, 2025
Foto de Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil

Interligação Brasil-Bolívia é destaque em novo plano de transmissão do MME

ANEEL aprova reajustes na conta de energia para 21 distribuidoras de SC e SP
  • 24 de setembro, 2025
Foto de Caique Amorim
Caique Amorim

ANEEL aprova reajustes na conta de energia para 21 distribuidoras de SC e SP

É um canal de notícias e informações sobre o setor de energia solar fotovoltaica. O conteúdo do canal é protegido pela lei de direitos autorais. É proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio.

Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify

Mapa do Site

Categorias

  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Guia do Consumidor
  • Colunistas
  • Projetos
  • Brasil
  • Mundo
  • Artigos Técnicos
  • Artigos de Opinião
  • Artigos do Fabricante
  • Setor Elétrico
  • Licitações
  • Produtos

Canais

  • Sobre Nós
  • Contato
  • Trabalhe conosco
  • Privacidade
  • Expediente
  • Anuncie aqui

Associação e certificações

Copyright © 2025 Canal Solar, todos os direitos reservados. CNPJ: 29.768.006/0001-95 Endereço: Edificio José Maurício – Av. Mackenzie, 1835 – Andar 3, – Vila Brandina, Campinas – SP, 13092-523

Nós usamos cookies para tornar sua experiência neste site melhor Saiba mais sobre os cookies que utilizamos ou desligue nas suas .

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

Cookies para terceiros

This website uses Google Analytics to collect anonymous information such as the number of visitors to the site, and the most popular pages.

Keeping this cookie enabled helps us to improve our website.