17 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

UFLA e MV Power desenvolvem tecnologia para manutenção de usinas solares

Algoritmo otimiza tempo e reduz custos de mão de obra na manutenção de empreendimentos

Autor: 5 de outubro de 2022novembro 4th, 2022Tecnologia e P&D
2 minutos de leitura
UFLA e MV Power desenvolvem tecnologia para manutenção de usinas solares

Objetivo é auxiliar na manutenção de campos fotovoltaicos de média e grande extensão

A Agência UFLA de Inovação em Geotecnologias e Sistemas Inteligentes no Agronegócio desenvolveu um algoritmo para automatizar a detecção de falhas em painéis solares a partir de imagens geradas por drones.

O objetivo é auxiliar na manutenção de campos fotovoltaicos de média e grande extensão. Este é o primeiro projeto de inovação como Unidade Embrapii de Agricultura Digital.

Foto termográfica capturada por drone, com painéis solares danificados

O algoritmo que foi desenvolvido com a participação de docentes, estudantes de pós-doutorado e discentes de graduação da UFLA automatiza o processo de identificação das falhas de forma ágil e com precisão de 95%. Dessa forma, aumenta a eficiência do processo, otimiza o tempo do operário e reduz os custos de mão de obra na manutenção das usinas fotovoltaicas.

A demanda de inovação tecnológica foi apresentada Polo Embrapii Zetta/UFLA pela empresa MV Power, prestadora de serviços na área de energia fotovoltaica localizada em São Paulo.

A empresa identificou a potencial inovação tecnológica ao realizar a manutenção periódica de usinas fotovoltaicas e devido à necessidade de investir em economia sustentável.

Para o professor Paulo Henrique Leme, coordenador do Polo Embrapii Zetta/UFLA de Agricultura Digital, a tecnologia é promissora. “Os projetos Embrapii têm como foco a pesquisa aplicada em desenvolvimento tecnológico. Nesse caso, o algoritmo desenvolvido para análise de imagens já possui o potencial de rápida aplicação pela MV Power”, afirmou.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.