Cada vez mais instituições públicas estão investindo em projetos de eficiência energética. A UNIFAP (Universidade Federal do Amapá), por meio da Comissão do Programa de Implantação Institucional de Energia Solar, irá instalar 1,39 MWp por meio de usinas fotovoltaicas.
A estimativa é que a UNIFAP produza, de forma autônoma, 167.328 kWh por mês, representando uma redução estimada de 29% na conta de luz do campus.
As plantas serão conectadas à rede de média tensão da CEA (Companhia Eletricidade do Amapá), através do sistema on-grid que distribui o excesso produzido para a rede elétrica estadual.
No total, serão instalados 1.584 painéis da BYD em frente ao prédio do DCET (Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas) e cerca de 2.500 módulos nos telhados de prédios da UNIFAP.
De acordo com Júlio César Sá de Oliveira, reitor da universidade, a iniciativa visa implementar programas de sustentabilidade ambiental, bem como promover ações para a comunidade institucional através da redução e reutilização de recursos e energia.
A instalação dos painéis fotovoltaicos está prevista para o último trimestre de 2020.