Usina fotovoltaica de 2,2 GW é construída na China

A construção da planta começou em novembro de 2019 e foi concluída em setembro deste ano
Usina fotovoltaica de 2,2 GW é construída na China

A empresa estatal chinesa Huanghe Hydropower Development concluiu a construção de uma usina solar de 2,2 GW na região noroeste da China, em área desértica da província de Qinghai.

Segundo a fabricante Sungrow, que forneceu os inversores para o projeto, a planta fotovoltaica foi construída em cinco fases. No total, foram investidos RMB 15,04 bilhões (aproximadamente US$ 2,2 bilhões).

A usina foi construída com módulos bifaciais monocristalinos e 900 MW de inversores string SG250HX 1.500 V da Sungrow.

Segundo a estatal chinesa, a Sungrow forneceu o sistema de armazenamento de energia altamente integrado de 250 MWh, com design de baixa tensão acoplado a CA (corrente alternada), que pode aumentar a utilização do transformador, garantindo um custo de sistema menor.

A construção da planta começou em novembro de 2019 e foi concluída em setembro deste ano. O sistema de armazenamento foi implantado em quatro meses, de maio a setembro. A instalação venderá energia para a rede local a um preço de RMB 0,34 / kWh.

O complexo está conectado a uma linha de energia de ultra-alta tensão que a State Grid Corp da China está construindo para conectar as partes do extremo noroeste do país às províncias orientais mais densamente povoadas.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal