23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

Usina FV vai abastecer sede do TRE Pará e cartórios eleitorais do estado

Tribunal está entre os seis tribunais eleitorais do país com maior despesa com a conta de luz

Autor: 5 de setembro de 2022Projetos
3 minutos de leitura
Usina FV vai abastecer sede do TRE Pará e cartórios eleitorais do estado

Foto: Leonardo Moraes/Ascom TRE do Pará

Com a instalação de mais de 4 mil painéis solares e potência estimada de 1,8 MWp, a usina fotovoltaica localizada no município de Santarém (PA) vai garantir o fornecimento de energia elétrica para a sede do Tribunal e os cartórios eleitorais de todo o estado.

A entrega do terreno onde será construída a Usina Fotovoltaica do TRE do Pará foi formalizada na tarde da última quinta-feira (1).

Com a efetivação da entrega do terreno ao Tribunal, será realizado o nivelamento e a drenagem para a instalação de tubulação que irá canalizar as águas da chuva, contribuindo para a infraestrutura urbana e melhores condições de vida da população local.

Após a instalação da usina, o terreno também será transformado em um espaço sustentável de geração de energia limpa, renovável e eficiente, livre de poluição e que não gera dejetos ou poluentes nocivos à saúde e ao meio ambiente.

O investimento também terá área de exposição permanente sobre sustentabilidade e geração de energia limpa, onde escolas de ensino fundamental e médio poderão agendar visitas para conscientização ambiental e as alunas e alunos dos cursos de engenharia das universidades locais poderão ter aulas de campo.

O termo foi assinado no Centro Cultural da Justiça Eleitoral pela presidente do TRE do Pará, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento e pelo superintendente substituto da Superintendência do Patrimônio da União no Pará (SPU/ PA), Carlos Roberto Libonati Machado.

“Estamos entre os seis tribunais eleitorais do país com maior despesa com a conta de luz. Por isso, em tempos de austeridade econômica, precisamos adotar ações para a redução do consumo de energia elétrica e investir na sua geração, para permitir a destinação de recursos para o cumprimento da missão institucional”, detalhou a desembargadora Luzia.

A presidente também destacou a parceria firmada com a Prefeitura de Santarém que resultou na limpeza e na topografia do terreno localizado no bairro Inventoria que possui área de 13.759 m2 num perímetro de grande incidência solar (média anual de 4,74 kWh/m2) e distante apenas 800 metros da subestação mais próxima.

Sobre a usina, a presidente do TRE Pará enfatizou o compromisso do Tribunal com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

“Festejamos o dia de hoje porque a Usina Solar do TRE do Pará já é sinônimo de inovação, sustentabilidade e eficiência, mas também de responsabilidade social, valores essenciais para este Tribunal que realizará sim, mais uma vez, com maestria a missão institucional de fazer Eleições seguras e transparentes, mas também está comprometido em contribuir com o desenvolvimento sustentável do nosso estado e do nosso país”, declarou.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.