Usina solar garante energia limpa a novo centro tecnológico em Jundiaí

Opção pela fonte reforça a sustentabilidade do complexo previsto para 2026
Canal Solar - Usina solar garante energia limpa a novo centro tecnológico em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

Um projeto de instalação fotovoltaica com 360 kilowatts-pico (kWp) foi a solução sustentável que a Henkel, multinacional de produtos químicos e de consumo, encontrou para fornecer parte da energia elétrica necessária ao suprimento do seu novo centro de pesquisa e inovação.

A unidade está em fase de construção no município de Jundiaí (SP), e é a primeira da companhia na América Latina. Formada por duas estruturas, a usina compreende uma instalada diretamente na cobertura do edifício e outra sobre a área de estacionamento, no formato conhecido como carport.

Além de aproveitar o espaço disponível, essa configuração amplia a eficiência do sistema e reforça o conceito de sustentabilidade aplicado ao empreendimento, segundo a TTS Energia que, em parceria com a Athié Wohnrath, está responsável pelo projeto.

O complexo, previsto para ser inaugurado no primeiro trimestre de 2026, foi concebido com critérios de construção verde e já mira a certificação LEED Gold, uma das mais reconhecidas do setor.

A incorporação da usina solar ao chamado Henkel Inspiration Center Jundiaí é um dos diferenciais que deve contribuir para a obtenção do selo, ao lado de soluções como o uso de madeira engenheirada em sua estrutura. Com capacidade para reduzir significativamente a dependência da rede elétrica convencional, o sistema solar trará também economia operacional e previsibilidade de custos de energia.

Essa combinação, ainda segundo a TTS Energia, torna o projeto um exemplo de como a integração de fontes renováveis pode fortalecer iniciativas de inovação sem abrir mão da responsabilidade ambiental.

Além do impacto direto na matriz energética do complexo, a usina reforça a importância da adoção de tecnologias fotovoltaicas em projetos corporativos no Brasil, em um cenário de crescente demanda por soluções alinhadas às práticas de ESG, empreendimentos que incorporam geração própria de energia limpa se tornam referência e ajudam a consolidar a transição para uma economia de baixo carbono.

A iniciativa confirma uma tendência: cada vez mais, grandes construções no país estão apostando em infraestruturas solares híbridas, que combinam eficiência energética, redução de impactos ambientais e novas formas de ocupação dos espaços urbanos.

As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

Foto de Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil é jornalista formado pela FMU/FIAM. Atuou como repórter pela Brasil Energia, além de serviços prestados para Agência Estado, Exame e Canal Energia. Trabalhou em assessorias de comunicação da CPFL Energia, CESP e AES Tietê. Cobre setor elétrico desde 2000. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.