Em junho deste ano, quatro usinas de energia solar serão inauguradas no município de Lorena (SP). Os empreendimentos irão totalizar um incremento de 6,5 MWp para abastecer cerca 500 estabelecimentos comerciais da região.
As plantas foram desenvolvidas pela Prospera – um programa de benefícios que conecta pequenas e médias empresas às geradoras de energia limpa e oferece bônus mensais para os comerciantes consigam reduzir gastos com a conta de luz.
O investimento total para implantação das quatro usinas na região é de R$ 30 milhões, conforme explica Marcelo Freitas, fundador da Prospera.
“A cidade de Lorena possui características técnicas que permitem que as usinas que serão instaladas atinjam um melhor potencial de rendimento e geração de energia, possibilitando uma maior cobertura para atendimento dos clientes”, disse ele.
O fundador da Prospera disse que a empresa tem apostado forte em energia solar tendo em vista que a tecnologia apresenta uma excelente oportunidade de negócios e de crescimento para pequenas e médias empresas brasileiras.
“Nosso objetivo com essas novas usinas é dar sequência em nosso plano de expansão, servindo adicionalmente centenas de pequenos comércios que, atualmente, já estão em nossa fila de espera, e, assim, levar a eles a oportunidade de utilizarem energia renovável bonificada”, disse Freitas.
Recentemente, a startup também investiu outros R$ 10 milhões na cidade de Cruzeiro (SP) para construir e conectar duas usinas fotovoltaicas no município, totalizando 3,1 MWP. A tecnologia possibilitou abastecer, inicialmente, cerca de 150 comerciantes da região.