Atualmente no Brasil, alguns estados são alimentados com tensão de 127/220V, como Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, que coincidentemente estão entre os estados com maior potência instalada de geração distribuída (GD). Os valores de tensão encontrados no território brasileiro podem ser consultados neste link: Níveis de Tensão – ABRADEE
Os inversores trifásicos mais comuns comercializados em território nacional trabalham com tensão de 220/380V. Isso acontece pelo fato de outros países utilizarem redes trifásicas com essa tensão.
Dessa maneira, para compatibilizar os níveis de tensão de saída dos inversores trifásicos em 220/380V para estados com rede elétrica em 127/220V, é necessária a utilização de transformadores, o que acaba encarecendo os projetos pelo alto custo do equipamento.
A utilização de inversores trifásicos com saída em 127/220V pode ser vantajosa, principalmente nos estados que são atendidos nesse nível de tensão, pois dispensam o uso de transformador, já que a tensão de saída do inversor estará no mesmo nível de tensão da rede elétrica – isso diminui o custo e também a área utilizada no projeto.
A Figura 1 exemplifica um modelo de inversor que possui tensão de saída em 127/220 V. O código LV (low voltage) sinaliza que o inversor pode se conectar a redes com tensões baixas.
Além de possuir 4 MPPTs, o inversor é compatível com módulos de alta potência com células de 182 mm e 210 mm, possui proteção IP66 e tem uma eficiência máxima de 98,8%. Demais características podem ser conferidas na tabela reproduzida abaixo, que pode ser encontrada na folha de dados do equipamento.
2 respostas
Bom dia
Vou entrando pedindo pelo amor de Deus, me vende um inversor trifásico 127/220, de 15W ou 17W, eu já tenho uma usina só estou ampliando veja isso pra mim e como devo fazer.
Desde de já
Agradeço
Adilson.
[email protected]
Olá, Adilson, tudo bem? Nos do Canal Solar não trabalhamos vendendo matérias, mas você pode acessar o site da empresa para conferir o produto (https://br.sunways-tech.com/)