5 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

Vivo inaugura usina de energia solar de 2 MWp em Rondônia

Planta desenvolvida tem como objetivo abastecer as unidades operacionais da empresa de telefonia

Autor: 7 de junho de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Vivo inaugura usina de energia solar de 2 MWp em Rondônia

Usina solar inaugurada pela Vivo em Rolim de Moura, no interior de Rondônia. Foto: Divulgação

A Vivo inaugurou uma usina de energia solar de GD (geração distribuída) com capacidade instalada de 2 MWp em Rolim de Moura, no interior de Rondônia.

A planta foi desenvolvida pela Helexia e tem como objetivo abastecer as unidades operacionais da empresa de telefonia. 

Toda energia produzida pela usina será injetada no SIN (Sistema Nacional Integrado) e se transformará em crédito para a Vivo, que passará a ter economia em suas faturas de energia elétrica. 

Aurélien Maudonnet, CEO da Helexia Brasil, explica que a gerada em Rolim de Moura poderá ser usada pela Vivo em qualquer município da área de concessão da Energisa Rondônia.

“Além disso, o empreendimento vai mostrar a outras empresas o potencial para a geração de energia renovável na região, levar emprego aos moradores e mostrar a contribuição da cidade no combate às mudanças climáticas”, destacou.

O parque solar construído pela Helexia conta ainda com a previsão de ampliação da capacidade instalada em 50%. Com isso, o empreendimento passará a produzir um total de 3 MWp. A área para a construção já está pronta e as obras estão previstas para os próximos meses.

A Vivo destaca que a implantação desta usina solar faz parte do plano de descarbonização da empresa, visando atingir a neutralidade de carbono e a diversificação da matriz energética em diferentes regiões do país. Além da energia solar, o plano envolve também a instalação de usinas hídricas e de biogás. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.