5º Pelotão Especial de Fronteira de RR terá sistema FV off grid

Unidade será independente de transporte aéreo de óleo diesel utilizado no abastecimento de geradores
5º Pelotão Especial de Fronteira de RR terá sistema FV off grid
A planta de energia fotovoltaica, com sistema off grid, deve atender à demanda de energia elétrica necessária pela unidade. Foto: ATESS Power

O  5º Pelotão Especial de Fronteira (5º PEF) receberá segundo projeto fotovoltaico, localizado em Auaris (RR). A instalação será realizada pelo 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC). O objetivo é promover o desenvolvimento da unidade.

O segundo projeto fotovoltaico, o AUARIS II, conta com o patrocínio dos Recursos do Projeto Estratégico do Exército Amazônia Protegida e de emendas parlamentares, além da disponibilização do transporte aéreo para os materiais e insumos.

A planta de energia fotovoltaica, com sistema off grid, deve atender à demanda de energia elétrica necessária pela unidade, a qual passará a ser independente de transporte aéreo de óleo diesel utilizado no abastecimento de geradores.

Além da redução de custos e estabilidade da geração de energia elétrica, a instalação prevê o desenvolvimento da operacionalidade e um melhor desempenho da logística do 5º Pelotão Especial de Fronteira de Roraima (5º PEF/C Fron RR/7º BIS).

AUARIS I

Em fevereiro de 2021, a unidade recebeu um sistema modularizado de armazenamento de energia, instalado pelo 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC). A usina de 198 kW de potência instalada e conta com dois inversores ATESS HPS50.

Segundo a fabricante do equipamento, o inversor apresenta uma eficiência de até 96% e suporta até 600 kW de capacidade do sistema. O inversor é composto por um dispositivo MPPT (Maximum Power Point Tracking) com tensão de 480V a 800V DC.

“É uma solução fácil para as limitações de potência de exportação”, afirmou a empresa fabricante, acrescentando que “os clientes podem definir a potência de exportação de acordo com a regulamentação local através do LCD do inversor”.

A inauguração da instalação fotovoltaica ocorreu no dia 2 de fevereiro, por Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, general de exército e comandante militar da Amazônia. O evento contou com a presença de Marcelo Pereira Lima de Carvalho, comandante do 2º Grupamento de Engenharia e Adriano Fructuoso da Costa,  general de brigada e comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva.

Também estiveram presentes Carlos Evando dos Santos, tenente-coronel e comandante do 6º BEC e Luis Antonio de Almeida Júnior, tenente-coronel e comandante do Comando de Fronteira de Roraima do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron RR/7° BIS).

Sobre a ATESS

Fundada em 2017, a ATESS Power é uma fornecedora global de soluções de armazenamento de energia solar e carregamento de veículos elétricos, dedicada a desenvolver e fornecer energia limpa acessível a todos os cantos do mundo, oferecendo aos nossos clientes em todo o mundo a possibilidade de energia independente.

Com sede em Shenzhen, China, a companhia possui uma fábrica sofisticada e automatizada. Uma rede internacional de serviços com escritórios e armazéns, foi construída nos cinco continentes para garantir um transporte rápido e serviço pós-venda.

Imagem de Stella Miranda
Stella Miranda
Produtora do Canal Responde e do Solar em 60. Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Uma resposta

  1. Cara Stella, bom dia!

    Quem lhe escreve é Andryo Amorim. Parabéns pela matéria!

    Trabalho com energia solar no estado do Pará. Gostaria de mais detalhes sobre a planta que será instalada no batalha de fronteira. Qual a autonomia do banco de baterias e quais as cargas prioritárias? É possível ter acesso ao projeto da usina?

    Cordiais saudações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal