26 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Google inaugura campus com 90 mil painéis solares nos EUA

Sistema instalado em forma de “escama de dragão” garante maior geração de energia para o local

Autor: 20 de maio de 2022Projetos
2 minutos de leitura
Google inaugura campus com 90 mil painéis solares nos EUA

Campus da Google com mais de 90 mil painéis solares. Foto: Iwan Baan

O Google inaugurou, nesta terça-feira (17), na Califórnia (EUA), um novo campus com cerca de 90 mil painéis solares e que, juntos, podem gerar até 7 MW de potência. 

Trata-se de volume suficiente para abastecer até 40% da demanda energética dos novos escritórios da companhia – que tem como meta atingir a neutralidade de carbono por meio de fontes renováveis até 2030. Os parques eólicos próximos também ajudarão a abastecer o local. 

Para colocar a usina em funcionamento, buscou-se maximizar a quantidade de energia solar que o edifício poderia capturar. Nesse sentido, a empresa explica que foi preciso pensar além dos painéis solares retangulares tradicionais para criar algo que equilibrasse a forma e a função do espaço.

A partir desta premissa, deu-se início ao projeto, com o teto solar sendo projetado em forma de uma espécie de “escama de dragão”. O modelo consiste em painéis capazes de gerar energia durante um período prolongado do dia, uma vez que podem capturar a luz do sol de vários ângulos. 

“O telhado solar é o resultado de anos de desenvolvimento de produtos, colaboração de muitos parceiros e análise de protótipos de fabricantes de toda a Europa. Não foi fácil”, explicou Asim Tahir, líder distrital e de energia renovável do Google.

 

Painéis solares instalados pela Google em forma de “escama de dragão”. Foto: Iwan Baan

Ao todo, a área interna do novo campus do Google é dividida em espaços para reunião e colaboração entre equipes e espaços mais protegidos de som para que o foco dos funcionários no trabalho seja preservado. 

O local foi construído a partir de um pedido dos próprios funcionários da empresa e também conta com outras soluções sustentáveis, além dos painéis solares. Uma delas, por exemplo, é a utilização de um sistema geotérmico que ajuda a aquecer e resfriar o campus. 

Com a iniciativa é possível reduzir a quantidade de água normalmente usada para o resfriamento do ambiente em 90%, o que equivale a quase 20 milhões de litros de água por ano, segundo o Google.

Área interna do novo campus do Google. Foto: Foto: Iwan Baan

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.