5 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Sistema off-grid com bateria reduzirá uso do diesel em até 95%

Projeto instalado em uma das ilhas da Baía de Todos os Santos conta com baterias BYD

Autor: 25 de maio de 2022junho 2nd, 2022Projetos
Sistema off-grid com bateria reduzirá uso do diesel em até 95%

A projeção em geração de energia é de até 55 kWh por dia

Garantir o acesso à energia elétrica e obter economia de até 95% com a redução do consumo de diesel. Estes são alguns dos benefícios de uma instalação fotovoltaica off-grid com armazenamento de energia realizada em uma das ilhas da Baía de Todos os Santos.

O projeto, diferenciado dos tradicionais aplicados em telhados de residências, no agronegócio ou indústrias, foi executado pela Enersol Brasil com sede em Lauro de Freitas (BA), utilizando baterias de lítio da multinacional BYD, líder de mercado no segmento de armazenamento.

Segundo Tássio Barboza, diretor técnico  da Enersol, antes da implementação do projeto, havia ausência total de energia elétrica durante o dia e a utilização de um gerador a diesel durante a noite. 

“O consumo era alto, de 50 a 60 litros [por dia], o barulho, o custo, a emissão de poluentes e as várias viagens de barco, necessárias para abastecer o gerador, faziam com o que o espaço não fosse tão bem aproveitado pelo proprietário”, relata. 

O sistema off-grid conta com 20 módulos de 535 Wp da Axitec, três inversores de 10 kW da Victron Energy e duas baterias de lítio de 13,8 kWh da BYD. Ainda de acordo com a Enersol, o projeto foi dimensionado para gerar o máximo de energia possível durante o dia e guardar o excedente em baterias, para ser utilizado durante a noite.  

Projeto Enersol em Ilha da Bahia de Todos os Santos 02

A projeção em geração de energia é de até 55 kWh por dia e a expectativa de redução do consumo de diesel entre 80 e 95%. Segundo Barboza, o cliente continua contando com o diesel, mas apenas como backup, para dias de grande movimentação, como nas festas de final de ano. 

Desafios do projeto

Esta é o primeiro projeto da Enersol em uma ilha. Segundo a empresa, a instalação contou com 10 profissionais e levou três semanas para ser concluída em virtude da necessidade de refazer boa parte das instalações elétricas do local, além dos desafios no transporte e na comunicação. 

Barboza destaca que as baterias da BYD trazem um grande diferencial para o projeto. “A confiança se consolida pela forte atuação da BYD no Brasil e no mundo. A marca oferece ao mercado baterias com 10 anos de garantia e foi recomendada por diferentes fornecedores de confiança, além da Enersol Bélgica, que já tem experiências com as baterias de lítio da BYD desde 2016”.

A Enersol já instalou mais de 1,1 mil projetos conectados à rede. Ademais, a companhia oferece soluções de sistemas para bombeamento de água para pivôs sem rede elétrica, geradores fotovoltaicos conectados à rede no mercado livre ou cativo, carregadores elétricos veiculares, entre outras soluções.

Para conhecer os projetos da Enersol, clique aqui ou acesso o link para mais informações sobre os sistemas de armazenamento BYD.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.