2ª fase da CP 45/2019 discute reduzir ou limitar geração de usinas

Agência quer debater os critérios que serão determinados na redução ou limitação de geração no SIN
Canal Solar Consulta Pública 452019 2ª fase discute reduzir ou limitar geração de usinas
Foto: Cemig/Divulgação

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) abre nesta quinta-feira (11) a segunda fase de contribuições à Consulta Pública nº 045/2019. O objetivo é receber sugestões da sociedade sobre a futura norma que estabelecerá os critérios operativos para redução ou limitação de geração no SIN (Sistema Interligado Nacional).

De acordo com a ANEEL, o regulamento em estudo sobre o tema determinará os requisitos para redução ou limitação de geração de usinas despachadas centralizadamente pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) no PDP (Programa Diário da Produção), após o processamento do modelo computacional DESSEM e em tempo real.

A Agência considera três situações, de acordo com o critério operativo, para a redução ou limitação da geração a ser aplicado pelo ONS:

  1. Indisponibilidade em instalações externas às respectivas usinas ou conjuntos de usinas;
  2. Atendimento a requisitos de confiabilidade elétrica dos equipamentos pertencentes a instalações externas às respectivas usinas ou conjuntos de usinas e que não tenham origem em indisponibilidades dos respectivos equipamentos; e
  3. Impossibilidade de alocação de geração de energia na carga.

Quanto à distribuição dos efeitos comerciais da redução da geração, a diretoria da ANEEL decidiu tratar da questão nos processos de regulamentação, atualmente em estudo, que tratam do direito de ressarcimento de constrained-off para as diversas fontes de geração.

A segunda fase da Consulta Pública nº 045/2019 estará disponível para contribuições até 26 de setembro deste ano por meio do e-mail [email protected].

Mais informações sobre a consulta serão publicadas na página de Consultas Públicas da ANEEL.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal