Cocal investe R$ 10 milhões em usina solar em São Paulo

Projeto será inaugurado em outubro, com geração média de 3.500 MWh/ano
CanalSolar-Projeto-sera-inaugurado-em-outubro-com-capacidade-de-producao-de-3.500-MWhano.jpg
Usina solar da Cocal no município de Pirapozinho, em São Paulo. Foto: Divulgação

A Cocal – grupo industrial que atua na produção de cana-de-açúcar, etanol, açúcar, energia elétrica, biometano, entre outros – pretende inaugurar em outubro sua primeira usina solar.

A planta está localizada em Pirapozinho, em São Paulo, com geração média de 3.500 MWh/ano – o suficiente para atender cerca de 1.000 consumidores de pequeno e médio porte. As obras começaram em julho deste ano e o investimento é de R$ 10 milhões.

O modelo de gestão escolhido para a nova usina será o de geração distribuída (GD) com a criação de um consórcio. Toda a produção será destinada para venda aos clientes da região, uma ótima opção para pequenos e médios estabelecimentos comerciais que buscam reduzir custos e impactos ambientais.

“O foco inicial são os pequenos e médios empresários locais. Por exemplo: padarias, mercados e açougues, além de residências. Vamos evitar as perdas de eficiência decorrentes de longos transportes que, lá na frente, seriam adicionadas na tarifa final. Estamos falando de vantagem ambiental e financeira”, disse o diretor comercial e de novos produtos da Cocal, Andre Gustavo Silva.

A nova usina solar está localizada em um distrito industrial que contará com a energia elétrica renovável e já possui acesso ao gasoduto exclusivo de biometano da Cocal. Ou seja, energia e combustível verdes para os empreendedores da região. De acordo com Silva, a usina solar será conectada diretamente à rede de distribuição elétrica local (atende os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul).

Imagem de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal