ABRACE pede adiamento do leilão de capacidade

Caso não seja possível, associação sugere dividir a contratação em dois certames
2 minuto(s) de leitura
Foto: Canva

A ABRACE, associação que representa os grandes consumidores de energia, solicitou ao secretário executivo do MMM (Ministério de Minas e Energia), Artur Valério, o adiamento do 2º Leilão de Reserva de Capacidade, programado para ser executado no dia 27 de junho. 

A entidade defende que o certame só ocorra após a realização de uma consulta pública para discutir pontos que podem comprometer os resultados da concorrência.

Segundo a ABRACE, ao longo do processo, decisões judiciais provocaram alterações nas premissas do leilão sem que houvesse uma revisão adequada e um debate amplo com o setor.

“Avançar nessas condições representa um risco significativo, podendo resultar em custos bilionários desnecessários que serão repassados para os consumidores de energia”, alertou a associação.

Em diálogo com o setor de gás natural, a ABRACE identificou incertezas que podem prejudicar a contratação do melhor produto para o sistema e para os consumidores. 

“Questões ainda em aberto podem impactar diretamente a competitividade do certame, o preço final resultante e a própria confiabilidade do atendimento das demandas de potência do sistema”.

Entre os principais pontos de atenção destacados pela entidade estão:

  • Possíveis ajustes no Fator A;
  • Exigências mais rigorosas para comprovação da cadeia de suprimentos dos combustíveis, sobretudo dos biocombustíveis;
  • Impacto na cadeia do gás natural e na cadeia da energia elétrica em razão da lógica de contratação do transporte;
  • Risco de baixa contratação do produto hidrelétrico.

Dado que os custos do leilão serão repassados aos consumidores pelos próximos 15 anos, a ABRACE defende a abertura de uma nova consulta pública, com duração de 15 dias, para aprofundar o debate.

Além disso, sugere dividir a contratação em dois leilões: um ainda este ano, para aquisição dos produtos de 2025 e 2026, e outro no próximo ano, com foco na contratação de alternativas com menor pegada de carbono.

 

Leia também:

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.