Abril registra segundo maior consumo de energia desde 2004, diz EPE

Demanda atingiu 47.338 GWh no mês passado, uma expansão de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado
2 minuto(s) de leitura
Abril registra o segundo maior consumo de energia elétrica desde 2004, diz EPE
Mercado Livre de Energia consumiu 19.542 GWh, um crescimento de 9,4% em relação a abril de 2023

O consumo nacional de energia elétrica atingiu 47.338 GWh em abril, representando uma expansão de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado. 

De acordo com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), este foi o segundo maior consumo registrado em um mês de abril desde 2004

O consumo acumulado nos últimos 12 meses chegou a 543.954 GWh, um aumento de 6,0% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Analisando por ambiente de contratação, o Mercado Livre de Energia consumiu 19.542 GWh, um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo mês de 2023 e um aumento de 27,3% no número de consumidores, reforçando a forte expansão desse ambiente de negócios.

Por outro lado, o mercado das distribuidoras consumiu 27.795 GWh, um aumento de 2,9%. O número de unidades consumidoras aumentou 1,2% no período, apesar da migração de consumidores para o Mercado Livre.

Em abril, o mercado das distribuidoras respondeu por 58,7% do consumo nacional, enquanto o Mercado Livre representou 41,3%.

Comportamento por classe de consumidor

O consumo de eletricidade nas residências totalizou 14.950 GWh em abril deste ano, uma expansão de 9,1% em comparação anual. “A expansão do consumo no mês de abril foi resultado de temperaturas acima da média e ondas de calor devido ao fenômeno climático El Niño”, afirmou a EPE.

A demanda na classe comercial subiu 5,9%, totalizando 9.044 GWh. “O bom desempenho do setor de comércio, o forte calor em grande parte do país e a expansão da base de consumidores comerciais impulsionaram o consumo de energia elétrica da classe no mês”, explicou a EPE.

A indústria consumiu 16.364 GWh de energia elétrica em abril, o maior valor da série histórica para o mês desde 2004, um avanço de 3,3%. O consumo nos setores eletrointensivos cresceu 2,8% em média, enquanto nos demais setores da indústria, o crescimento foi de 5,1%.

Fonte: Resenha Mensal da EPE

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal