24 de outubro de 2021

ABSOLAR nomeia coordenadores estaduais em MG e PR

Fundada em 2013, a ABSOLAR possui, desde o primeiro trimestre deste ano, representantes estaduais no Ceará e no Rio Grande do Sul

Autor: 7 de agosto de 2020julho 27th, 2021Brasil
ABSOLAR nomeia coordenadores estaduais em MG e PR

A ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) anunciou a ampliação de atuação no território brasileiro com dois novos representantes estaduais, Liciany Ribeiro, executiva da Ribeiro Solar, no Paraná, e Bruno Catta Preta, da Genyx Solar Power, em Minas Gerais.

De acordo com a associação, o objetivo das nomeações é reforçar a colaboração regional no desenvolvimento de políticas públicas e programas privados na área de energia solar, visando promover o crescimento econômico e sustentável nos estados e, ao mesmo tempo, ampliar o mercado fotovoltaico de forma pulverizada no país.

Atualmente, Minas é um importante polo de desenvolvimento da energia solar, com 600 MW de potência instalada nos pequenos sistemas em telhados, fachadas e terrenos de residências, empresas, propriedades rurais e do poder público, liderando o ranking estadual de geração solar distribuída.

“Somadas, são mais de 54 mil conexões operacionais no estado mineiro, abrangendo em torno de 96,5% dos 824 municípios da região. Ou seja, quase não há localidade em Minas que não tenha pelo menos um sistema fotovoltaico em operação”, ressalta Bruno Catta Preta.

Já o estado paranaense ocupa a quarta posição na lista dos maiores produtores de energia solar na geração distribuída, com aproximadamente 270 MW instalados em telhados e pequenos terrenos, que equivale a 9% de toda a potência instalada na modalidade no território brasileiro.

Liciany Ribeiro destaca que o estado possui um grande potencial de desenvolvimento sustentável e econômico para o país. “Também vamos apoiar os associados que atuam na região, no sentido de viabilizar investimentos e ampliar o diálogo com autoridades públicas, consumidores e demais públicos de interesse”, afirma.

Fundada em 2013, a ABSOLAR possui, desde o primeiro trimestre deste ano, representantes estaduais no Ceará e no Rio Grande do Sul. A intenção da associação é cobrir todos os estados da federação.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar