Abu Dhabi afirma ter recebido a tarifa solar mais baixa do mundo

A usina fotovoltaica terá uma capacidade instalada de 2 GW
2 minuto(s) de leitura

A ADP (Abu Dhabi Power) declarou ter atingido a tarifa mais baixa do mundo em energia solar no projeto da usina de Al Dhafra, que será construída nos Emirados Árabes. O primeiro classificado, de um grupo de cinco licitantes, apresentou o preço de US$ 0,0135/kWh.

A usina fotovoltaica terá uma capacidade instalada de 2 GW, o que corresponde, por exemplo, a mais de 4.500 campos de futebol. Segundo a empresa, quando a mesma entrar em operação, a geração solar de Abu Dhabi subirá para 3,2 GW. Ela é adicionada a outro projeto nos Emirados Árabes, a usina Noor Abu Dhabi, de 1,2 GW, que foi inaugurada no ano passado.

“A competitividade em custo das propostas recebidas é realmente notável, posicionando Abu Dhabi como um dos mercados mais atraentes do mundo para o desenvolvimento de energia solar e reforçando os benefícios econômicos agora alcançáveis através de tecnologias renováveis”, afirmou Othman Al Ali, diretor-executivo da EWEC (Emirates Water e Electric Company).

O concurso da Al Dhafra foi lançado em fevereiro do ano passado, atraindo interesse de quase 50 empresas, que foram reduzidas a uma lista restrita de 24. A partir dessa lista, apenas cinco apresentaram propostas em novembro passado. A identidade do vencedor não foi revelada.

O melhor lance superou o recorde anterior do setor, uma tarifa de US$ 0,0164/kWh apresentada em 2019 por um concorrente de um leilão solar em Portugal.

A EWEC espera assinar um contrato de compra e começar receber energia na usina no segundo trimestre de 2022.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal