24 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.98GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Agência Internacional publica medidas urgentes contra o aquecimento global

Relatório da entidade conta com mais de 400 medidas e reforça a necessidade de investimentos em energias renováveis

Autor: 21 de maio de 2021Mundo
Agência Internacional publica medidas urgentes contra o aquecimento global

A IAE (Agência Internacional de Energia), organização que orienta e embasa políticas energéticas de diversas nações, publicou nesta semana um manual com medidas urgentes para diminuir o aquecimento global em todo o mundo.

A principal bandeira defendida pela entidade é a de que as energias renováveis precisam ser abraçadas para que o planeta consiga limitar o aumento de temperatura em até 1,5 grau acima do período pré-industrial, evitando assim catástrofes naturais irreversíveis.

O plano da agência possui mais de 400 medidas e a maior parte delas é considerada urgente. Segundo a entidade, é preciso parar imediatamente com a aprovação de novas usinas de carvão e campos de exploração de petróleo e investir pesado na adoção de soluções limpas, como as energias solar, eólica e nuclear.

De acordo com o plano da Agência, o ideal seria que até 2040 todas as usinas de carvão existentes no planeta fossem fechadas ou adaptadas para absorver o carbono que produzem. Além disso, a maneira como o mundo atual se locomove também precisa ser revista.

Isso porque, segundo a entidade, nos dias de hoje apenas 5% dos veículos no mundo são elétricos. A agência afirma que até 2030 esse número teria que saltar para 60%, enquanto que em 2035, a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis teria que ser extinta. Tudo isso para que, em 2050, apenas carros com baterias ou movidos a hidrogênio circulem nas ruas e rodovias.

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.