Agricultor usa solar com baterias e luminárias LED para abastecer fazenda

O projeto, realizado pela Alsol Energias Renováveis, foi implementado no estado de Minas Gerais

Desenvolver um conceito inovador, em que o sistema fotovoltaico aproveita um pivô de irrigação e desenvolve uma tecnologia que acopla luminárias LED. Este é um dos pilares da Alsol Energias Renováveis, que desenvolveu um projeto com essas características em uma fazenda localizada na cidade de Iraí (MG).

Gustavo Malagoli, CTO da empresa, comentou que os resultados inciais mostraram que o complemento de luz numa determinada área, já cultivada, elevou em até 50% a produção do agricultor utilizando tais tecnologias.

“Nós somos uma empresa que possui um olhar especial para a questão do agro. Acreditamos muito no agrobusiness, é uma das bandeiras do nosso país”, destacou o executivo.

Mas como foi o processo de planejamento e instalação desse projeto? O engenheiro, em entrevista ao Canal Solar, deu os detalhes.

“Primeiramente, conversando com esse empreendedor, ele nos expôs uma dor que tinha. Disse que o grande problema é que estão em uma região em que se tem muita flutuação de tensão. Por ser uma área agrícola, estão com os equipamentos danificados e perderam produtividade. No caso, a solução que ele encontrou foi de alimentar esse circuito através de gerador a diesel”.

“E aí, que a gente entrou e falou: olha, acreditamos que nós temos uma solução para você. Por ser um cliente A4, comentamos que poderíamos, inclusive, utilizar e reduzir a necessidade dele no horário de ponta. Temos um produto que chamamos de timeshift, que estamos desenvolvendo há um certo tempo. Ou seja, você tem a solar e estoca a sua bateria no horário de ponta entre 6h e 9h”, explicou Malagoli.

Assim, segundo o mesmo, essa combinação fotovoltaica com bateria resolveria o problema da confiabilidade e qualidade. “No caso, o agricultor irá conseguir enxergar quando existem variações de tensão que podem, eventualmente, danificar o equipamento”, concluiu.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal