Agrivoltaico, BIPVs e sistemas flutuantes: soluções versáteis

Confira os destaques para estes tipos de aplicações voltadas para áreas rurais e construção civil
2 min 17 seg de leitura

Soluções que anteriormente eram aplicações de nicho, como agrivoltaico ou sistemas fotovoltaicos flutuantes, estão se tornando cada vez mais importantes na transição energética na Europa.

Só na Alemanha, o objetivo é adicionar novas instalações fotovoltaicas com uma potência de cerca de 140 GW até 2030 e explorar um novo espaço para implantação.

Além disso, a construção de prédios com integração da energia solar – BIPV (Building Integrated Photovoltaics – Integração Fotovoltaica na Construção Civil) – também é uma aposta do mercado europeu.

Neste cenário, a Intersolar Europa está recheada de soluções para estas aplicações. Confira os destaques do Canal Solar.

BIPV

O BIVP é uma tecnologia chave para alcançar a neutralidade climática, já que o setor de construção é responsável por até 40% das emissões de carbono em todo o mundo e cerca de 30% na Alemanha.

Diversos fabricantes da indústria fotovoltaica troueram para a Intersolar Europa soluções para serem integradas à construção de prédios e edifícios. Entre elas, a LONGi Solar, que exibe em seu stand seus painéis BIPVs coloridos.

Agrivoltaico, BIPVs e sistemas flutuantes: soluções versáteis
Foto: Canal Solar

Agrivoltaicos

Sistemas agrivoltaicos é um método para o uso compartilhado de terras agrícolas para produção de alimentos e de geração de energia fotovoltaica. Especialistas apontam que este tipo de aplicação aumenta a eficiência do uso da terra e permite a produção de mais energia solar, preservando as terras aráveis.

A tecnologia agrivoltaica teve muito progresso e disseminação global nos últimos anos, com a produção global instalada de agrivoltaicos subindo de 5 MW em 2012 para cerca de 2,9 GW em 2020. Entre os equipamentos exibidos na Intersolar Europa pensado neste tipo de aplicação, está o painel bifacial da fabricante Bisol Ilumina. O módulo possui espaçamento entre as células, facilitando a passagem da radiação solar para as plantas receberem a luz do Sol.

Agrivoltaico, BIPVs e sistemas flutuantes: soluções versáteis
Foto: Canal Solar

Sistemas flutuantes

Especialistas preveem que as instalações fotovoltaicas flutuantes crescerão a uma taxa global anual de mais de 20% nos próximos quatro anos. Além disso, o ISE (Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar) em Freiburg, Alemanha, calculou que os lagos artificiais nas antigas minas de carvão marrom na Alemanha sozinhos têm o potencial técnico para gerar até 56 GW. Visando este crescimento exponencial, fabricantes levaram à feira seus mais variados produtos. Veja abaixo.

Agrivoltaico, BIPVs e sistemas flutuantes: soluções versáteis
Foto: Canal Solar

Mais notícias da Intersolar Europa 2022

Foto de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Líder de Comunicação do Canal Solar. Host do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado de energias renováveis. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.