27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Armazenamento de energia e tendências do mercado global

Palestras exploram o armazenamento de energia, aplicações FV na agricultura e lançamento de estudo do mercado global

Autor: 10 de maio de 2022maio 13th, 2022Intersolar Europe 2022
Armazenamento de energia e tendências do mercado global

Grande parte dos painéis exploraram as aplicações em baterias

Armazenamento de energia, novos modelos de negócios, BIPV e novas tecnologias. Estes foram os principais temas abordados no primeiro dia de conferência da The Smater Europe, maior feira de energia solar da Europa.

Canal solar Intersolar Europa inicia com palestras sobre armazenamento de energia e tendências do mercado global

“Grande parte dos painéis exploraram as aplicações em baterias. Se falou muito sobre a independência energética e quais caminhos para alcançar a independência do gás russo. Nesse sentido, as renováveis estão sendo vistas como o único caminho viável”, conta Bruno Kikumoto, diretor-executivo do Canal Solar.

Intersolar Europa inicia com palestras sobre armazenamento de energia e tendências do mercado global

A abertura das conferências, que serão realizadas até amanhã (11), trouxe os desafios atuais do setor elétrico na Europa devido às metas mais ambiciosas de energia renovável e redução de CO2, além de explorar o cenário pós-pandemia com a escassez de equipamentos ainda prejudicando muitos setores.

O Canal Solar está em Munique, Alemanha, e traz para você os destaques das palestras

Canal solar Intersolar Europa inicia com palestras sobre armazenamento de energia e tendências do mercado global

Os sistemas de armazenamento de energia residencial e em utility scale tiveram um crescimento impressionante no mercado europeu, mas o armazenamento no segmento C&I (Comercial & Industrial) continua ficando para trás. Os desafios neste mercado foram explorados na palestra “The Next Big Thing? C&I Electricity Storage Systems”.

Intersolar Europa inicia com palestras sobre armazenamento de energia e tendências do mercado global

Já as palestras “Quo Vadis: Armazenamento de energia elétrica para sistemas fotovoltaicos residenciais” e “Agri-PV 1 – Como se beneficiar ao máximo da energia solar e agrícola?” exploraram o potencial do agronegócio e dos projetos agrifotovoltaicos.

“Estes painéis abordarão as questões relacionadas ao agronegócio, com destaque para a sinergia entre a agricultura e a energia solar. Isso porque aqui na Europa a oferta de terra não é como no Brasil e tem pouca terra para plantar. Além disso, tem o consumo de energia das fazendas e os profissionais buscam harmonizar a utilização do solo para plantio junto com a energia solar, que é o que chamamos de agrifotovoltaico ou agri-PV”, comenta Kikumoto.

Ainda de acordo com o diretor do Canal Solar, os pontos abordados nas palestras sobre armazenamento de energia e soluções para o agronegócio podem ser aplicados no Brasil, devido à forte atuação deste segmento no país.

Ainda nesta terça, foi realizada a conferência “Utility Scale Solar: o poder das novas tecnologias para otimizar o design, reduzir custos e melhorar o rendimento”, onde especialistas trouxeram um resumo das inovações tecnológicas, incluindo módulos, inversores, trackers, LCOE de projeto de usinas fotovoltaicas em utility scale.

Os participantes também puderam acompanhar o lançamento do Global Market Outlook 2022-2026, relatório de análise de mercado para o setor global de energia solar com dados históricos de mercado abrangentes, previsões de cinco anos para os principais mercados globais, bem como análise da segmentação entre sistemas montados no telhado e no solo.

O estudo foi lançado durante o painel “Mercado FV na Europa: tudo o que os investidores precisam saber sobre os maiores mercados solares da Europa”.

A energia fotovoltaica integrada à construção foi explorada na palestra “BIPV: bonita, multifuncional e atraente”, onde foram apresentadas as novas soluções BIPV aplicadas na Europa, exploradas as formas desses equipamentos se integrarem em revestimentos de edifícios e as perspectivas para o mercado europeu, além da sua viabilidade.

O painel “Perspectivas de crescimento global e um acordo solar para a Europa: o papel da energia solar nas estratégias e tendências de descarbonização” mostrou os caminhos para a transição energética na Europa, seus desafios e como as energias renováveis podem participar deste processo.

Participaram da abertura das conferências Markus Elsässer, diretor-executivo da Solar Promotion; Aurelie Alemany, diretor-executivo da Senec; Ditlev Engel, diretor-executivo da DNV; Simon Löffler, diretor comercial do Volkswagen Group Chargin e; Matthias Taft, CEO da BayWa re AG.

Acompanhe o Canal Solar para ficar por dentro das palestras e novidades apresentadas na Intersolar Europa.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.