26 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Dia 1 da Intersolar Europa: tecnologia, mobilidade e transição climática

Temas ligados à transição climática têm sido ponto crucial no evento

Autor: 11 de maio de 2022Intersolar Europe 2022
Dia 1 da Intersolar Europa: tecnologia, mobilidade e transição climática

Organização do evento estima que mais de 50 mil pessoas visitem a Intersolar Europa 2022

‘O maior evento do setor de energia solar retorna a Munique, Alemanha, com um primeiro dia de sucesso. Esse ano, temas ligados à transição climática têm sido ponto crucial no evento, trazendo soluções e tecnologias focadas no setor de energias renováveis e diminuição do uso das fontes fósseis. 

Dividido em uma estrutura colossal, a feira está dividida em 12 salões de exposição com 132 mil m² de espaço, acomodando um total de 1.356 expositores, stands com inúmeras novidades em produtos, serviços e modelos de negócios inovadores.  Segundo a organização do evento, a expectativa é de que mais de 50 mil pessoas visitem a Intersolar Europa 2022.

Nos corredores, os expositores oferecem inúmeros produtos e serviços como tecnologias de geração de energia e calor renováveis, sistemas de armazenamento inovadores, redes inteligentes, infraestrutura de carregamento ou e-mobilidade: soluções promissoras para o fornecimento de energia renovável.

No setor fotovoltaico, que tem vivido um boom no mercado nos últimos anos, foram apresentadas as soluções em BIPV (Building Integrated Photovoltaics – Integração Fotovoltaica na Construção Civil),e estão sendo destaques na Intersolar Europe. 

A fabricante LONGi apresentou em seu stand seus módulos BIPVs destinados a instalação de fachadas em edificações. São várias cores disponíveis para a escolha dos consumidores que desejam investir nesta tecnologia. Segundo a empresa, estes produtos já estão presentes em algumas aplicações na China e podem ser encomendados direto com a fabricante.

Canal solar Dia 1 da Intersolar Europa tecnologia, mobilidade e transição climática (1)

A empresa ARaymond também está presente no evento e apresenta produtos de fixação para estruturas, aterramento até gerenciamento de cabos para sistemas fotovoltaicos. 

De acordo com Jean-Baptiste Chevrier, Vice-presidente de Vendas e Marketing da ARaymond, o destaque da empresa esse ano são as parcerias que estão crescendo e se expandindo para países como Brasil, Estados Unidos e China, além de apresentar um dos seus principais produtos; clipes de fixação para módulos solares que dispensam o uso de parafusos na montagem  da estrutura.

Leia também

Intersolar Europa: armazenamento de energia e tendências do mercado global

Telhas solares N-type com conexão padrão MC4

A TBEA também está presente no evento apresentando com uma gama de inversores de diferentes potências e, segundo Gonzalo Carrasco, gerente da empresa, o destaque principal da TBEA é a sua expansão para diferentes países da Europa, Índia e Brasil.  

A tecnologia de limpeza de módulos solares parece marcar presença maior que no último ano, trazendo equipamentos em diversas dimensões de tamanhos, como pequenos robôs, que podem ser comparados a aspiradores domésticos, máquinas de grande porte e aparelhos que podem aumentar suas escovas de limpeza até dois metros, aumentando o alcance na hora da limpeza.

A mobilidade elétrica também foi tema marcante no evento, especialmente no primeiro dia, onde os visitantes tiveram a oportunidade de realizar testdrive com direito a conduzir nas rodovias de Munique. 

Quem passa pelos corredores do evento pode facilmente cruzar com brasileiros que vieram até Munique para participar do Evento. Engenheiros eletricistas, empresas do setor solar ou estudantes da área de energias renováveis, todos com um interesse em comum; buscar na Intersolar produtos, serviços e soluções que possam ser implantadas no Brasil.

Daniele Haller

Daniele Haller

Vivendo na Europa há 12 anos, trabalha como jornalista correspondente para diferentes canais de comunicação no Brasil, assim como para projetos que apoiam o desenvolvimento de brasileiros no mercado de trabalho no exterior. Graduada em Jornalismo pela Estácio de Sá do Ceará em 2008.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.