A infraestrutura de energia elétrica de Brandemburgo, no leste da Alemanha, foi alvo de uma tentativa de sabotagem nesta terça-feira (1º), após explosivos serem encontrados nas proximidades de uma subestação em Turnow-Preilack, distrito próximo à fronteira com a Polônia.
Segundo as autoridades alemãs, artefatos improvisados foram direcionados contra as linhas de transmissão de alta tensão e provocaram dois curtos-circuitos. A ocorrência causou uma interrupção momentânea em uma das linhas, que posteriormente voltou à operação.
De acordo com a operadora 50Hertz, todas as linhas relacionadas ao episódio voltaram a operar normalmente e o fornecimento geral de energia elétrica não chegou a ser afetado. A polícia também informou que não houve risco para a população.
Equipes especializadas foram deslocadas para o local, enquanto o LKA (Escritório Estadual de Polícia Criminal) de Brandemburgo assumiu as investigações. Até o momento, as autoridades não identificaram os responsáveis pela ação.
Autoria ainda é investigada
O episódio em Turnow-Preilack ocorre em meio à crescente preocupação da Alemanha com a proteção de infraestruturas críticas, após uma série de ocorrências envolvendo instalações estratégicas do país.
Dados do BKA (Escritório Federal de Polícia Criminal) apontam que mais de 320 casos suspeitos de sabotagem foram registrados na Alemanha em 2025, envolvendo diferentes tipos de infraestrutura crítica. Desse total, 11 ocorrências foram registradas em Brandemburgo.
Neste ano, outros ataques ao sistema elétrico também ampliaram o debate sobre a segurança dessas instalações no território alemão.
Em janeiro, linhas de alta tensão foram incendiadas em Berlim, deixando cerca de 45 mil residências e mais de 2,2 mil estabelecimentos sem energia durante dias. A autoria da ação foi reivindicada pelo grupo de extrema esquerda Vulkangruppen.
Outro episódio ocorreu em março de 2024, quando um incêndio criminoso atingiu uma torre de transmissão responsável, entre outras funções, pelo fornecimento de energia à fábrica da Tesla em Grünheide, também em Brandemburgo. A sabotagem interrompeu a produção da unidade durante vários dias.
Além das ações atribuídas a grupos extremistas, autoridades alemãs vêm alertando nos últimos anos para ameaças de guerra híbrida e possíveis atos de sabotagem ligados a agentes estrangeiros.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Comentários
Os comentários são moderados antes da publicaçãoOs comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.