Alsol anuncia investimento para construir 15 usinas solares em 2021

De acordo com a empresa, serão investidos R$ 173 milhões para a construção de 14 plantas em MG e uma no RJ
19-03-21-canal-solar-Alsol anuncia investimento para construir 15 usinas solares em 2021

A Alsol Energias Renováveis anunciou que irá construir 15 usinas fotovoltaicas em 2021, sendo 14 em Minas Gerais e uma no Rio de Janeiro. Ao total, serão investidos R$ 173 milhões. 

As plantas, somadas, terão capacidade de geração de 46 MWp. Com este crescimento, considerando também outras sete usinas que estão em operação, a empresa terá 73 MWp instalados até o fim deste ano.

Segundo Gustavo Buiatti, CTO e fundador da Alsol, as cotas de energia dessas novas estruturas serão comercializadas a pequenas e médias empresas e clientes residenciais. 

Ademais, o executivo afirmou que com as 14 novas fazendas solares em Minas Gerais, a Alsol será a primeira companhia de GD (geração distribuída) presente em praticamente todo o estado na modalidade de locação de cotas solares, uma vez que as plantas serão erguidas nas áreas das três grandes distribuidoras de energia que atendem a região: Cemig, Energisa Minas Gerais e Energisa Sul-Sudeste. 

“Continuamos com esse compromisso de investir na geração distribuída, próximos a centros de cargas. No entanto, temos planos de inserção não somente para o fotovoltaico, mas também para outras fontes, como o biogás e a aplicação de armazenamento, por exemplo”, disse Buiatti.

“Ou seja, pretendemos continuar crescendo cada vez mais. Terminaremos o ano com 73 MWp e vamos seguir aumentando nossa área de atuação e atendendo o máximo de clientes da melhor forma possível”, concluiu. 

Atualmente, a empresa possui 27 MWp em operação e atende a 751 clientes empresariais, resultando em 1.071 unidades consumidoras. 

Mobilidade elétrica

O projeto de mobilidade elétrica MoovAlsol, iniciativa de P&D (pesquisa e desenvolvimento) do Grupo Energisa, executada pela Alsol, alcançará uma nova etapa este ano. A previsão é de que em abril comece a operar um eletroposto móvel em Uberlândia (MG). 

Trata-se de um caminhão equipado com uma bateria capaz de armazenar 200 kWh de energia que circulará entre os pontos da cidade em que houver maior demanda de VEs (veículos elétricos).

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal