25 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,81GW

Alta na tarifa da conta de luz deve aumentar competitividade da fonte solar no Brasil

A alternativa encontrada por empresas e famílias para amenizar este cenário tem sido investir na obtenção de um sistema de energia solar

Autor: 21 de agosto de 2020julho 27th, 2021Brasil
Alta na tarifa da conta de luz deve aumentar competitividade da fonte solar no Brasil

A busca pela energia solar deve ganhar um impulso ainda maior com o reajuste de 2,4% nas tarifas da conta de luz. Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o aumento é reflexo do novo orçamento para a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), que é rateado entre todos os consumidores brasileiros.

A avaliação é de Eduardo Villas Boas, diretor comercial da Go Solar, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos no Brasil. Para o executivo, a fonte fotovoltaica proporciona redução nos gastos com energia elétrica, aumenta a competitividade das empresas e desafoga o orçamento do poder público, beneficiando pequenos, médios e grandes consumidores do Brasil.

“Os sistemas solares nos telhados e pequenos terrenos são uma importante alternativa no atual momento de recursos escassos, quando os consumidores estão pressionados a buscar formas efetivas de reduzir gastos e preservar suas reservas financeiras”, destaca Villas Boas.

O executivo ainda aponta que crise provocada pela pandemia acentuou a busca pela solução solar. “Com a pandemia da Covid-19 e, por consequência, a quarentena, o maior consumo de energia migrou, em parte, das empresas para as residências, e o consumidor está vendo sua conta de energia aumentar, o que torna ainda mais viável economicamente a tecnologia fotovoltaica”, acrescenta.

A alternativa encontrada por empresas e famílias para amenizar este cenário tem sido investir na obtenção de um sistema de energia solar, que pode ser financiado e tem durabilidade de mais de 25 anos. Além disso, o payback tem sido estimado entre três e sete anos.

Linhas de financiamentos para energia solar

Hoje, existem várias linhas de financiamento de energia solar disponíveis no país, que permitem pagar a parcela com a própria economia obtida na conta de energia, tornando a aquisição dos sistemas fotovoltaicos mais acessível, já que não há necessidade de desembolso de recursos próprios.

“Um sistema fotovoltaico bem dimensionado pode reduzir os gastos com eletricidade dos consumidores em até 95%. A economia gerada permite ao usuário destinar os recursos para outras necessidades essenciais, como alimentação, saúde e educação”, aponta o executivo da Go Solar.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.