25 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,81GW

Aluguel de equipamentos fotovoltaicos é solução para quem não tem telhado

Aluguel de energia fotovoltaica traz economia de 20% a 30% na conta de luz no fim do mês. É o que afirmam as empresa do segmento de geração distribuída Edsun e Evolua. A Edsun,…

Autor: 10 de setembro de 2020janeiro 11th, 2021Brasil
Aluguel de equipamentos fotovoltaicos é solução para quem não tem telhado

Aluguel de energia fotovoltaica traz economia de 20% a 30% na conta de luz no fim do mês. É o que afirmam as empresa do segmento de geração distribuída Edsun e Evolua.

A Edsun, startup que atua em sete estados brasileiros, afirma que a economia é de até 30% na conta de luz, a partir do aluguel de energia solar.

Ainda de acordo com a startup, que atua em sete estados brasileiros, esse método é mais viável e menos burocrático, pois o projeto é instalado e homologado no sistema junto à concessionária.

Ainda segundo a empresa, é feita a compra do sistema fotovoltaico, que é alugado para o consumidor final, garantindo a gestão e performance. A possibilidade é que a redução na conta de energia chegue até 90%, ao longo dos anos.

Cristiano Meditsch, CEO da Edsun, explica como surgiu a ideia de disponibilizar aluguéis de energia solar. “Quando iniciamos a Edsun percebemos que o investimento inicial para gerar  energia solar era alto, o que afastava muitos clientes. Nossa solução foi comprarmos os equipamentos e oferecermos a gestão e manutenção da usina fotovoltaica, gerando redução imediata nos custos do cliente, que não precisa investir nada”, relata Cristiano.

Ainda segundo a startup, a escalada de crescimento acontece por meio de uma plataforma que capta sócios investidores que queiram empregar os recursos de obtenção das usinas solares. Dessa forma, os pequenos e médios investidores têm a possibilidade de trocar as aplicações tradicionais por investimentos sustentáveis e com menores custos como a energia solar.

Seguindo o mesmo plano de economia, a Evolua Energia ingressou no mercado para garantir um desconto de até 20% na conta da distribuidora local.

De acordo com a empresa, só em Minas Gerais, serão construídas usinas fotovoltaicas com mais de 50 MWp no total de potência instalada até 2021, e, para isso, vai investir cerca de R$ 160 milhões na construção das plantas fotovoltaicas, que devem gerar 700 novos empregos.

A Evolua informou ainda que o serviço não necessita de investimento no imóvel, já que a adesão acontece de forma totalmente digital, com os clientes escolhendo entre um dos três planos disponíveis, o que vai compensar o consumo de energia elétrica por meio de injeção na rede da distribuidora local. No final, esse processo gera créditos para o consumidor.

Tarcísio Neves, CEO da Evolua, conta sobre o ingresso da empresa no mercado fotovoltaico. “Na estratégia desenhada para a Evolua, planejamos iniciar o negócio em Minas Gerais uma vez que o estado oferece o benefício de isenção do ICMS (isenção de imposto de circulação de mercadorias) na geração compartilhada. No médio prazo, no entanto, a ideia é expandir essa iniciativa para outras regiões”.

Vitória Gomes

Vitória Gomes

Jornalista com experiência em reportagens diárias e edição de áudio. Graduanda em Comunicação Social na PUC-Campinas.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.