17 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Amara visa zerar emissões de C02 nas operações de transporte de carga

Projeto permitirá escolher rotas que consumam menos combustível e nas quais os veículos emitam menos gases poluentes

Autor: 22 de dezembro de 2022Brasil
2 minutos de leitura
Amara visa zerar emissões de C02 nas operações de transporte de carga

Caminhão da Amara. Foto: Amara NZero/Divulgação

A Amara NZero anunciou que entrará em 2023 com novas ações no combate às mudanças climáticas, visando alcançar zero emissões de carbono em suas operações de transporte de carga.

“Em janeiro inicia-se em todo país o Projeto Carbono Zero da Frota NZero Brasil. Anualmente, temos uma média de 1.422.668,18 km percorridos pela nossa frota, o suficiente para dar a volta na Terra mais de 35 vezes”, contou Eduardo Donsele, gerente de Logística da empresa no Brasil.

“Estamos felizes em fecharmos o ano de 2022 com o programa acontecendo, gerando esperança, fé e confiança de que 2023 será um ano ainda melhor”, destacou.

O projeto de mensuração e compensação é realizado em parceria com a Edenred e através da GreenPrint (a PDI Company, empresa de tecnologia ambiental), com certificados globalmente reconhecidos.

Para a Amara o investimento financeiro é insignificante se comparado ao benefício gerado pelo mesmo. O programa terá um ciclo de compensação anual, porém serão gerados indicadores mensais que permitirão adicionar ao plano de roteirização fatores como sustentabilidade e consumo mais consciente na determinação de rotas.

Com o acesso a essa informação, a companhia afirmou que será possível escolher rotas que consumam menos combustível e nas quais os veículos emitam menos gases poluentes na atmosfera.

O plano de compensação envolve a princípio investimentos em projetos sociais e ambientais que abrangem nove dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas.

Setor de transporte no Brasil

De acordo com o dados publicados pelo Observatório do Clima, em 2019, o setor de transporte no Brasil representou 47% do total das emissões de energia, com transporte de cargas sendo responsável por 40% desse total – as emissões provêm principalmente da queima de combustíveis fósseis, especialmente gasolina e diesel.

A Amara NZero adotou para suas operações de transporte de carga solução que permite a compensação de 100% das emissões de carbono gerados pela frota.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.