7 de maio de 2021

Carrinho

Amazon firma parceria para impulsionar mobilidade elétrica no mundo

Empresa anuncia acordo com ABB para desenvolver solução digital que gerencia frotas de veículos elétricos

Autor: 21 de abril de 2021Setor Elétrico
Amazon firma parceria para impulsionar mobilidade elétrica no mundo

A multinacional suíça ABB e a AWS (Amazon Web Services) anunciaram uma parceria para desenvolver uma solução digital baseada em nuvem para o gerenciamento de frotas de VEs (veículos elétricos) em tempo real. 

De acordo com as empresas, a solução irá otimizar o uso eficiente dos carros e acelerar a eletrificação das frotas de transporte. Tal plataforma está prevista para ser implementada na segunda metade de 2021.

“A ABB e a Amazon partilham uma visão semelhante em torno do potencial dos VEs para transformar a sociedade. A nossa experiência combinada apoia o objetivo comum de tornar a gestão mais simples e mais acessível”, disse Frank Muehlon, presidente da Divisão de eMobilidade da ABB.

“Esta nova solução revolucionará o mundo da mobilidade elétrica, integrando hardware e software num único ecossistema para proporcionar uma experiência perfeita. Estamos confiantes que, trabalhando juntos, podemos impulsionar o uso de frotas de veículos elétricos, dando aos operadores a confiança necessária para fazer a transição”, destacou.

Jon Allen, diretor de Professional Services para o segmento Automotivo na AWS, comentou que as companhias trarão os conhecimentos, a agilidade e a escala que a nuvem proporciona à indústria de VEs, ajudando assim os clientes a fazerem uma transição bem sucedida para um futuro com menos emissões.

Para se ter uma ideia, por exemplo, atualmente, 23% das emissões globais de gases com efeito estufa relacionados com a energia são causadasO pelo setor dos transportes. 

A eletrificação do tráfego pode reduzir substancialmente os níveis de CO₂ e grandes frotas podem desempenhar um papel crucial nesse contexto, com quase 400 mil vans e caminhões elétricos nas ruas para a execução de entregas em todo o mundo.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Experiência como produtor, repórter e apresentador em diferentes veículos de comunicação: mídia impressa, online e televisiva.

Comentar