26 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Amazon firma parceria para impulsionar mobilidade elétrica no mundo

Empresa anuncia acordo com ABB para desenvolver solução digital que gerencia frotas de veículos elétricos

Autor: 21 de abril de 2021Setor Elétrico
Amazon firma parceria para impulsionar mobilidade elétrica no mundo

A multinacional suíça ABB e a AWS (Amazon Web Services) anunciaram uma parceria para desenvolver uma solução digital baseada em nuvem para o gerenciamento de frotas de VEs (veículos elétricos) em tempo real. 

De acordo com as empresas, a solução irá otimizar o uso eficiente dos carros e acelerar a eletrificação das frotas de transporte. Tal plataforma está prevista para ser implementada na segunda metade de 2021.

“A ABB e a Amazon partilham uma visão semelhante em torno do potencial dos VEs para transformar a sociedade. A nossa experiência combinada apoia o objetivo comum de tornar a gestão mais simples e mais acessível”, disse Frank Muehlon, presidente da Divisão de eMobilidade da ABB.

“Esta nova solução revolucionará o mundo da mobilidade elétrica, integrando hardware e software num único ecossistema para proporcionar uma experiência perfeita. Estamos confiantes que, trabalhando juntos, podemos impulsionar o uso de frotas de veículos elétricos, dando aos operadores a confiança necessária para fazer a transição”, destacou.

Jon Allen, diretor de Professional Services para o segmento Automotivo na AWS, comentou que as companhias trarão os conhecimentos, a agilidade e a escala que a nuvem proporciona à indústria de VEs, ajudando assim os clientes a fazerem uma transição bem sucedida para um futuro com menos emissões.

Para se ter uma ideia, por exemplo, atualmente, 23% das emissões globais de gases com efeito estufa relacionados com a energia são causadasO pelo setor dos transportes. 

A eletrificação do tráfego pode reduzir substancialmente os níveis de CO₂ e grandes frotas podem desempenhar um papel crucial nesse contexto, com quase 400 mil vans e caminhões elétricos nas ruas para a execução de entregas em todo o mundo.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de dois anos, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.