Amazonas lança programa de incentivo ao turismo com energia solar

Pousadas sem acesso à rede elétrica podem solicitar sistemas fotovoltaicos junto ao Governo do Estado
Amazonas lança programa de incentivo ao turismo com energia solar
Pousada flutuante com energia solar na Amazônia. Foto: Edu Coelho

O Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo), lançou o Programa “Brilha Amazonas”, que, inicialmente, distribuiu 253 kits de painéis solares para comunidades remotas e que têm o turismo como a principal fonte de renda.

O termo para o chamamento público de credenciamento dos interessados foi assinado, nesta quinta-feira (16), em São Sebastião do Uatumã – cidade que fica a 247 km de Manaus.

“Nós estamos vindo aqui para entregar os primeiros kits de energia solar para tirar o gerador de energia elétrica, que consome combustível”, explicou o governador Wilson Lima.

O projeto foi pensado e estruturado para levar qualidade de vida e condições de operação para as pousadas destas localidades, que ainda não possuem acesso à rede elétrica. 

Um dos comunitários que recebeu um dos kits de energia solar foi Aguinaldo Ribeiro, proprietário de uma pousada na RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) Uatumã, que antes dos painéis solares dependia do uso de geradores para ter energia. 

“A gente fica muito feliz de receber esse kit, que vai trazer renda e economia para a gente. Além disso, a placa solar não faz barulho como o gerador, e não vai incomodar mais os turistas”, disse ele.

Leia também:

Para participar do credenciamento, o interessado em adquirir o kit solar deverá preencher os critérios do edital de chamamento e poderá solicitar até cinco painéis solares.

Para isso deverá ser apresentado um projeto justificando a necessidade, assinado por engenheiro eletricista responsável. Todas as informações podem ser acessadas no site da Amazonastur, clicando aqui. 

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal