A Quinta da Estância, fazenda referência em âmbito internacional em turismo ecológico e educacional, localizada em Viamão, em Porto Alegre (RS), receberá a instalação de uma usina solar fotovoltaica de 180 kWp.
O projeto é de responsabilidade da Epcor Solar, empresa com foco no incentivo do desenvolvimento de energias renováveis.
A companhia terá participação no desenvolvimento do projeto, assim como na execução, com equipamentos fornecidos pela WEG e financiamento do banco Sicredi.
“A Estância das Oliveiras será o primeiro lugar [do setor de agroindústria de azeites de oliva] no Brasil a ter 100% de sua energia de origem solar e eólica. E, para a Quinta da Estância, é mais uma conquista quando completamos 30 anos”, comenta Rafael Goelzer, diretor das empresas.
“É um grande feito para nosso planeta. Vamos reduzir significativamente nossas emissões de gases de efeito estufa e a usina de energia renovável terá finalidade pedagógica, oportunizando a milhares de visitantes aprender mais sobre o combate às mudanças climáticas e geração de energias renováveis”, destaca Goelzer.
A usina fotovoltaica contará com a instalação de 354 módulos fotovoltaicos e a energia estimada a ser gerada pela potência dimensionada, com média anual, é de 20.399 kWh/mês.
Mario Morocini, diretor da Epcor Solar, ressalta que o projeto da Quinta da Estância é de grande importância para a empresa e que a instalação contribuirá para o desenvolvimento em educação ambiental, servindo de instrumento de um projeto pedagógico, cooperando na conscientização do uso de energias sustentáveis e renováveis.
“Tudo foi pensado para que a geração de energia solar completasse o ciclo de sustentabilidade ampla no qual a Quinta está inserida. Ficamos felizes em contribuir e fazer a nossa parte para o enriquecimento social e transformar esses jovens em cidadãos com mais responsabilidade social”, complementa.