20 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

ANEEL abre 2ª fase da consulta pública de usinas híbridas

Na primeira fase da consulta, a agência recebeu 141 contribuições de 28 participantes

Autor: 19 de agosto de 2021junho 22nd, 2023Brasil
2 minutos de leitura
ANEEL abre 2ª fase da consulta pública de usinas híbridas

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) abriu, nesta quarta-feira (18), a segunda fase da Consulta Pública 061/2020. O processo visa debater com a sociedade a normatização para o estabelecimento de usinas híbridas e associadas.

De acordo com a Agência, o uso de usinas híbridas ou associadas podem trazer ganhos de eficiência para o sistema elétrico complementando a geração e o uso otimizado da rede, reduzindo custos de operação e a necessidade de investir em expansão.

A regulamentação proposta pela agência apresenta os parâmetros para a outorga de centrais geradoras híbridas e associadas e também para a contratação do uso dos sistemas de transmissão.

Além disso, a proposta define a forma de tarifação desses empreendimentos e da aplicação dos descontos nas tarifas de uso dos sistemas de transmissão e distribuição.

ad hoymiles

Leia mais: ANEEL aumenta o número de famílias atendidas pelo Mais Luz para a Amazônia

“O que se busca é uma norma simples e que garanta a liberdade dos investidores na escolha das melhores soluções tecnológicas, mas sempre tomando o cuidado de evitar a redistribuição de custos da rede e a criação de subsídios cruzados”, explica Elisa Bastos, diretora da agência.

Segundo a ANEEL, na primeira fase da consulta, a agência recebeu 141 contribuições de 28 participantes e metade delas foram aceitas de forma total ou parcial pelas áreas técnicas.

A segunda fase da consulta está disponível até o dia 16 de setembro de 2021 pelo e-mail [email protected]. Para visualizar minuta de norma e outros documentos relacionados acesse o site da ANEEL.

Redação do Canal Solar

Redação do Canal Solar

Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.