27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

ANEEL abre 2ª fase da consulta pública de usinas híbridas

Na primeira fase da consulta, a agência recebeu 141 contribuições de 28 participantes

Autor: 19 de agosto de 2021Brasil
ANEEL abre 2ª fase da consulta pública de usinas híbridas

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) abriu, nesta quarta-feira (18), a segunda fase da Consulta Pública 061/2020. O processo visa debater com a sociedade a normatização para o estabelecimento de usinas híbridas e associadas.

De acordo com a Agência, o uso de usinas híbridas ou associadas podem trazer ganhos de eficiência para o sistema elétrico complementando a geração e o uso otimizado da rede, reduzindo custos de operação e a necessidade de investir em expansão.

A regulamentação proposta pela agência apresenta os parâmetros para a outorga de centrais geradoras híbridas e associadas e também para a contratação do uso dos sistemas de transmissão.

Além disso, a proposta define a forma de tarifação desses empreendimentos e da aplicação dos descontos nas tarifas de uso dos sistemas de transmissão e distribuição.

Leia mais: ANEEL aumenta o número de famílias atendidas pelo Mais Luz para a Amazônia

“O que se busca é uma norma simples e que garanta a liberdade dos investidores na escolha das melhores soluções tecnológicas, mas sempre tomando o cuidado de evitar a redistribuição de custos da rede e a criação de subsídios cruzados”, explica Elisa Bastos, diretora da agência.

Segundo a ANEEL, na primeira fase da consulta, a agência recebeu 141 contribuições de 28 participantes e metade delas foram aceitas de forma total ou parcial pelas áreas técnicas.

A segunda fase da consulta está disponível até o dia 16 de setembro de 2021 pelo e-mail [email protected]. Para visualizar minuta de norma e outros documentos relacionados acesse o site da ANEEL.

Giuliana Olivieri

Giuliana Olivieri

Atuou como produtora de programa de entrevista na Rádio Brasil Campinas, além de elaboração de reportagens diárias, edição de áudio e vídeo. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico, cobrindo a editoria de Mercado e Negócios. Graduanda em Jornalismo na PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.