ANEEL aprova novas regras para contratação de reserva de capacidade

Mudanças definem responsabilidades, custos e garantias no fornecimento de energia ao SIN
ANEEL aprova novas regras para contratação de reserva de capacidade
Foto: Victoria Santos/Reprodução

A diretoria da ANEEL aprovou, nesta terça-feira (9), o resultado da 3ª fase da Consulta Pública nº 61/2021, que trata do aprimoramento das regras de comercialização de energia. A pauta inclui a contratação da reserva de capacidade de geração, definida pelo Poder Concedente para garantir o fornecimento ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

Com base no Decreto nº 10.707/2021, a Agência agora regulamenta aspectos como a forma de rateio dos custos da reserva de capacidade, penalidades por inadimplência e criação do ERCAP (Encargo de Potência). Também será responsabilidade da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) estruturar e gerir a CONCAP (Conta de Potência) e o COPCAP (Contrato de Uso de Potência).

Foram aprovados os módulos 16 e 27 dos Procedimentos de Comercialização, que tratam do reajuste de receitas e da contratação da reserva. A CCEE também deverá justificar publicamente os percentuais mensais aplicados na constituição dos fundos de garantia para essa finalidade.

Ao todo, a consulta pública recebeu 16 contribuições de nove agentes do setor. Quatro sugestões foram aceitas, duas parcialmente acatadas, cinco rejeitadas e outras cinco consideradas já previstas nas normas existentes.

“Esse aprimoramento é essencial para garantir segurança no suprimento e transparência nos custos repassados aos consumidores”, afirmou a ANEEL durante a reunião pública.

 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Raphael Guerra
Raphael Guerra
Estudante de jornalismo na PUC Campinas. Atuou na Futpress, TV Século 21, ENM e Rádio Campinas Digital. Possui experiência em podcast, televisão, rádio, notícias e assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.