O diretor-geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), André Pepitone, assinará a aprovação de 12 outorgas para instalação de novas usinas fotovoltaicas na região de Santa Luzia, no estado da Paraíba. A informação foi divulgada pelo deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), coordenador da bancada paraibana, em suas redes sociais.
O investimento estimado para a construção dos empreendimentos é de R$ 2,4 bilhões em recursos privados, que deverão gerar mais de 28 mil empregos. As novas usinas atuarão como produtoras independentes de energia e cada uma possuirá 50 MW de potência instalada, totalizando 600 MW em todo o complexo.
Serão convidados para a assinatura do documento representantes do Governo Federal, o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), e a bancada federal, além de deputados, prefeitos da região, vereadores, reitores das universidades e autoridades do poder judiciário local.
Em junho deste ano, o governo da Paraíba já havia anunciado a construção de dois grandes investimentos no setor de energia solar, que foram a construção de um parque solar e a instalação de uma fábrica de painéis.
Paraíba
Até o começo da manhã desta quarta-feira (29), o estado da Paraíba contabilizava 264 MW de potência solar instalada, sendo 126 MW em GD (geração distribuída) e 138 MW em GC (geração centralizada), segundo dados da ANEEL.
No segmento de GD, a região nordestina conta com 9,65 mil sistemas solares instalados no sistema de compensação de energia. Dos 223 municípios que compõem o estado, quase 95% (210 cidades) possuem ao menos uma fonte de geração solar em operação.
Já na modalidade de GC, a Paraíba também possui 29 projetos de usinas solares em processo de construção iniciada e não iniciada, que juntos vão gerar 1,93 GW de potência no estado.