5 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

ANEEL assinará 12 outorgas para instalação de novas usinas solares na Paraíba

Investimento para a construção dos empreendimentos no estado é de R$ 2,4 bilhões em recursos privados.

Autor: 29 de setembro de 2021Brasil
ANEEL assinará 12 outorgas para instalação de novas usinas solares na Paraíba

O diretor-geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), André Pepitone, assinará a aprovação de 12 outorgas para instalação de novas usinas fotovoltaicas na região de Santa Luzia, no estado da Paraíba. A informação foi divulgada pelo deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), coordenador da bancada paraibana, em suas redes sociais.

O investimento estimado para a construção dos empreendimentos é de R$ 2,4 bilhões em recursos privados, que deverão gerar mais de 28 mil empregos. As novas usinas atuarão como produtoras independentes de energia e cada uma possuirá 50 MW de potência instalada, totalizando 600 MW em todo o complexo.

Serão convidados para a assinatura do documento representantes do Governo Federal, o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), e a bancada federal, além de deputados, prefeitos da região, vereadores, reitores das universidades e autoridades do poder judiciário local.

Em junho deste ano, o governo da Paraíba já havia anunciado a construção de dois grandes investimentos no setor de energia solar, que foram a construção de um parque solar e a instalação de uma fábrica de painéis. 

Paraíba 

Até o começo da manhã desta quarta-feira (29), o estado da Paraíba contabilizava 264 MW de potência solar instalada, sendo 126 MW em GD (geração distribuída) e 138 MW em GC (geração centralizada), segundo dados da ANEEL.

No segmento de GD, a região nordestina conta com 9,65 mil sistemas solares instalados no sistema de compensação de energia. Dos 223 municípios que compõem o estado, quase 95% (210 cidades) possuem ao menos uma fonte de geração solar em operação. 

Já na modalidade de GC, a Paraíba também possui 29 projetos de usinas solares em processo de construção iniciada e não iniciada, que juntos vão gerar 1,93 GW de potência no estado. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.