A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou, nesta terça-feira (11), a implantação de 14 novas usinas solares no Nordeste, totalizando 515,78 MW de capacidade.
As plantas, que serão construídas em Pernambuco e na Paraíba até 2023, receberam ainda descontos de 50% nas tarifas de uso do TUST (Tarifa de Utilização de Serviços de Transmissão) e TUSD (Tarifa de Utilização de Serviços de Distribuição).
O maior dos projetos outorgados é composto pelas usinas Dourado 1 a 10, de 40 MW cada, no município de Floresta (PE). O início da operação comercial do empreendimento está previsto para ocorrer em janeiro de 2022.
Em Pernambuco, também foram autorizadas as usinas Belmonte I e II, de 25 MW cada, na cidade de São José do Belmonte. A empresa responsável pela execução do projeto ainda não apresentou o cronograma de planejamento e, por isso, a ANEEL fixou o prazo limite de 36 meses para a entrada em operação.
Já na Paraíba, as plantas Lagoa I e Lagoa II, localizadas em São José da Lagoa Tapada, receberam aprovação de, respectivamente, 32,89 MW cada, totalizando 65,78 MW. Ambas deverão entrar em operação comercial em até 36 meses.