São José dos Campos lança primeiro veículo articulado elétrico do Brasil

O contrato com a BYD do Brasil, para a aquisição dos 12 VLPs articulados, é de R$ 34,732 milhões

A prefeitura de São José dos Campos apresentou nesta semana o projeto do primeiro VLP (Veículo Leve sob Pneus) articulado elétrico do país. O veículo irá trafegar pela Linha Verde, o corredor sustentável que vai interligar as regiões sul, leste e a região central do município.

O fornecimento dos VLP’s será de responsabilidade da BYD, que terá como parceira a empresa Marcopolo. Os veículos terão sistema de biossegurança e outras tecnologias. Após a homologação, será iniciada a produção dos mesmos, que devem ser entregues até outubro de 2021.

De acordo com a BYD, o modelo da carroceria é dedicado a chassis articulados com propulsão 100% elétrica, com zero emissão de gases nocivos, sendo mais econômico, com menor custo de manutenção e com alto desempenho.

“São José é a primeira cidade do Brasil a criar um viário 100% não poluente, pois entendeu a importância de adotar ônibus elétricos como um aliado no combate às emissões de gases poluentes em larga escala. Além disso, quando a cidade implementa um corredor expresso, ela reorganiza o tráfego e tira mais ônibus a diesel de circulação, impactando diretamente na saúde da população”, afirmou Marcello Von Schneider, diretor da Divisão de Ônibus da BYD Brasil.

Estruturas dos VLP’s

O modelo possui 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) – com autonomia de até 250 Km com uma carga completa de três horas – e capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes.

Entre os principais itens de série do chassi estão a coluna de direção regulável, ajoelhamento bilateral, regulagem de altura, sistema antichamas, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral.

Os veículos também possuem o sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.

Este será o primeiro sistema urbano oferecendo essas tecnologias de biossegurança, exigidas pela atual Administração Municipal na incorporação do projeto. “Com essas inovações, o transporte coletivo de São José dos Campos atinge um novo patamar, alinhado às necessidades da mobilidade mundial com relação à proteção da saúde dos passageiros”, destacou Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo.

Os VLP’s terão poltronas estofadas com apoio de cabeça e entradas USB, monitores instalados no teto, rádio e alto-falantes. A iluminação externa terá faróis em full led, garantindo maior eficiência luminosa, além de toda a acessibilidade para cadeirantes.

As portas terão vão livre nos conceitos widedoor e slidedoor, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, bem como um sistema antiesmagamento, que evita que elas fechem quando identificado qualquer movimento próximo.

A segurança também é um diferencial e os veículos terão seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho. Além disso, os tradicionais espelhos retrovisores serão substituídos por duas câmeras de alta definição, que cobrem um campo de visão maior e permitem que os motoristas vejam pontos cegos e tenham facilidade de manobra, aumentando a segurança no trânsito.

O contrato com a BYD do Brasil, para a aquisição dos 12 VLPs articulados que irão trafegar pela Linha Verde, é de R$ 34,732 milhões. Desse valor, R$ 9,2 milhões sairão da outorga do serviço de concessão do estacionamento rotativo, que será operado pela empresa espanhola Eysa a partir de setembro deste ano.

 

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

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