4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

ANEEL autoriza operação de três usinas solares no Brasil

Novos espaços totalizam 166,6 MW de capacidade instalada em Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Norte

Autor: 31 de agosto de 2021Brasil
2 minutos de leitura
ANEEL autoriza operação de três usinas solares no Brasil

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou a operação comercial de cinco usinas renováveis nos estados de Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Norte. Juntos, os novos espaços totalizam 166,6 MW de capacidade instalada.

Em Minas Gerais, foi autorizado o funcionamento das usinas fotovoltaicas Jaíba 3 (33 MW), Jaíba 4 (33 MW) e Jaíba 9 (22,5 MW), totalizando 88,5 MW de capacidade instalada, no município de Jaíba.

Em Goiás, foi aprovado o início da operação da usina de biomassa da UTE São Martinho Boa Vista, com 44,5 MW de capacidade instalada, na cidade de Quirinópolis.

Já no Rio Grande do Norte, foi autorizado a operação da usina eólica Ventos de Santa Martina 13, nos municípios de Bento Fernandes e Riachuelo, com 33,6 MW de capacidade instalada.

A Agência também liberou a operação em teste de:

  • 17,325 MW da usina eólica Chafariz 4, localizada nos municípios de Areia de Baraúnas e Santa Luzia, no estado da Paraíba;
  • 3,550 MW da usina eólica Farol de Touros, localizada no município de Touros, no estado do Rio Grande do Norte;
  • 4,2 MW da usina eólica Vila Espírito Santo III, localizada no Município de Serra do Mel, no estado do Rio Grande do Norte.
Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.