Após três meses, ANEEL homologa reajuste da Light

A matéria estava na pauta da ANEEL desde 11 de março, quando foi colocada a votação pela primeira vez
Canal Solar - Após três meses, ANEEL homologa reajuste da Light
Foto: Freepik

Após três meses e diversos pedidos de vista, a diretoria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu, por maioria, homologar o reajuste tarifário da Light Serviços de Eletricidade.

A cúpula da reguladora optou assim pela aprovação dos percentuais sugeridos pelo diretor-geral Sandoval Feitosa, que produzirão efeito médio de -1,67%, sendo 0,52% para consumidores de alta tensão e -2,52% para os de baixa tensão. Os valores passam a vigorar com data retroativa de 15 de março.

A matéria estava na pauta da ANEEL desde 11 de março, quando foi colocada a votação pela primeira vez. Antes de Sandoval, o diretor-relator Fernando Mosna havia sugerido outro percentual de reajuste (-0,63% de efeito médio). Na mesma sessão, a diretora Ludimila Silva pediu vistas, colocando outro índice (-5,76%).

O ex-diretor Ricardo Tili, que deixou a agência reguladora em maio, também pediu vistas, quando colocou os valores defendidos por Sandoval. Na sessão desta terça-feira (17), Agnes modificou seu voto, acompanhando a posição de Sandoval.

Como Tili já havia proclamado o voto enquanto ainda estava no exercício do mandato, o seu sucessor, Daniel Danna, não participou desta votação. O ex-diretor havia apresentado o seu voto em 29 de abril, data em que Sandoval pediu vistas.

Desde então, o processo constou na ata de três reuniões, em 27 de maio, 3 e 10 de junho, sendo sempre retirado de pauta. Agora aprovado, alivia as preocupações dos consumidores da Light.

Também nesta terça, a diretoria da ANEEL homologou o reajuste tarifário anual da Copel Distribuição (Copel-DIS), a vigorar a partir de 24 de junho de 2025. Neste caso, o efeito médio para os consumidores deverá ser de 2,02%, sendo 2,99% para os de alta tensão e 1,55% para os de baixa tensão.

Leia também

ANEEL aprova três reajustes tarifários; caso da Light trava novamente

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Manoel Guimarães
Manoel Guimarães
Atuou como repórter, locutor de rádio e assessor de comunicação. Passagens por redações e pelos três Poderes da República. Acompanha o setor elétrico desde 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.