A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que, até o momento, dez hidrelétricas já foram habilitadas para participar do Leilão de Reserva de Capacidade, previsto para ocorrer em 27 de junho. Juntas, essas usinas representam um acréscimo de 4.275 MW de potência ao sistema elétrico nacional.
O projeto mais recente habilitado é a hidrelétrica de Três Marias (396 MW), da Cemig Geração e Transmissão, localizada no rio São Francisco, no município de Três Marias, Minas Gerais. Esta usina poderá ser ampliada em 163 MW de potência ao sistema.
Entre as hidrelétricas habilitadas estão:
- UHE Três Marias
- Fontes Nova (RJ)
- Jacuí (RS)
- Coaracy Nunes (AP)
- Governador Bento Munhoz (Foz do Areia/PR)
- Governador Ney Aminthas de Barros Braga (Segredo/PR)
- Itapebi (BA)
- Luiz Gonzaga (Itaparica/BA)
- Cachoeira Dourada (GO)
- Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera/PR)
O Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência (LRCAP 2025) será destinado à contratação de empreendimentos termelétricos existentes e à ampliação da capacidade de hidrelétricas. Para as UHEs, o início do fornecimento está previsto para 1º de julho de 2030, com contratos de duração de 15 anos.
A contratação de potência é essencial para aumentar a flexibilidade da operação do sistema elétrico e garantir o atendimento aos picos de consumo no final da tarde, quando a geração solar deixa de operar. Atualmente, a rampa de carga é de 35 GW, podendo alcançar 50 GW em 2028.
Segundo a ANEEL, as empresas interessadas em participar do LRCAP 2025 deverão realizar o cadastramento dos empreendimentos junto a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) até às 12h de 14 de fevereiro de 2025.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.