19 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

ANEEL nega pedido de cancelamento de requisitos exagerados impostos por distribuidoras para conexão de GD

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira (24) suspender os cortes de fornecimento de energia elétrica por inadimplência para todas as residências urbanas e rurais,

Autor: 25 de março de 2020novembro 30th, 2020Brasil
2 minutos de leitura

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira (24) suspender os cortes de fornecimento de energia elétrica por inadimplência para todas as residências urbanas e rurais, além de serviços e atividades consideradas essenciais, como hospitais. 

As medidas, aprovadas em reunião extraordinária da diretoria do regulador realizada por videoconferência, valem por 90 dias e foram adotadas em razão da crise na economia provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Durante a reunião, os diretores também tomaram outras providências para garantir a segurança de consumidores e funcionários das concessionárias, tais como: 

  • Priorização nos atendimentos telefônicos das solicitações de urgência e emergência;
  • Suspensão dos prazos para a solicitação de ressarcimentos por danos em equipamentos;
  • Suspensão da entrega da fatura mensal impressa no endereço dos consumidores;
  • Permitir que as distribuidoras realizam leituras do consumo em intervalos diferentes do usual ou mesmo que não realizem a leitura; 
  • Suspensão do atendimento presencial ao público;
  • Elaboração de planos de contingência específicos para atender hospitais e locais usados para o tratamento da população;
  • Suspensão do descadastramento de famílias da tarifa social; 

O diretor-geral da Agência, André Pepitone, disse que ainda haverá uma avaliação à parte, em discussão junto ao governo, de medidas adicionais em benefício de consumidores de baixa renda.

“Nos foi demandado que se avaliasse a possibilidade de haver um suporte maior ao consumidor de baixa renda, e isso vai ser tratado nos canais de governo, com o Ministério de Minas e Energia e da Economia, com coordenação da Casa Civil”, afirmou o diretor.

Segundo a Aneel, os consumidores residenciais respondem por quase 47,5% do faturamento das distribuidoras de energia e hoje o nível de inadimplência é de 5%.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.