28 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,83GW

Aneel suspende cortes no fornecimento de energia elétrica por inadimplência

As medidas, aprovadas em reunião extraordinária da diretoria do regulador realizada por videoconferência

Autor: 25 de março de 2020outubro 3rd, 2020Brasil
Aneel suspende cortes no fornecimento de energia elétrica por inadimplência

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira (24) suspender os cortes de fornecimento de energia elétrica por inadimplência para todas as residências urbanas e rurais, além de serviços e atividades consideradas essenciais, como hospitais. 

As medidas, aprovadas em reunião extraordinária da diretoria do regulador realizada por videoconferência, valem por 90 dias e foram adotadas em razão da crise na economia provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Durante a reunião, os diretores também tomaram outras providências para garantir a segurança de consumidores e funcionários das concessionárias, tais como: 

  • Priorização nos atendimentos telefônicos das solicitações de urgência e emergência;
  • Suspensão dos prazos para a solicitação de ressarcimentos por danos em equipamentos;
  • Suspensão da entrega da fatura mensal impressa no endereço dos consumidores;
  • Permitir que as distribuidoras realizam leituras do consumo em intervalos diferentes do usual ou mesmo que não realizem a leitura; 
  • Suspensão do atendimento presencial ao público;
  • Elaboração de planos de contingência específicos para atender hospitais e locais usados para o tratamento da população;
  • Suspensão do descadastramento de famílias da tarifa social; 

O diretor-geral da Agência, André Pepitone, disse que ainda haverá uma avaliação à parte, em discussão junto ao governo, de medidas adicionais em benefício de consumidores de baixa renda.

“Nos foi demandado que se avaliasse a possibilidade de haver um suporte maior ao consumidor de baixa renda, e isso vai ser tratado nos canais de governo, com o Ministério de Minas e Energia e da Economia, com coordenação da Casa Civil”, afirmou o diretor.

Segundo a Aneel, os consumidores residenciais respondem por quase 47,5% do faturamento das distribuidoras de energia e hoje o nível de inadimplência é de 5%.

WIN_banner_Canal_Solar01_02
Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.