Triplica volume de sistemas fotovoltaicos instalados em 2019

Claudio afirmou ainda que a empresa é uma das pioneiras na implantação de módulos solares

O volume de sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil triplicou, passando de 397,0 MW em 2018 para 1.393,1 MW em 2019. O levantamento foi realizado pela Greener, empresa de pesquisa e consultoria especializada no setor de energia fotovoltaica.

Com um total de aproximadamente 200 mil sistemas em operação, uma fonte solar corresponde a 99,8% das conexões da modalidade no país, sendo a líder do setor. Seguindo essa curva de crescimento, um JA Solar, fabricante de módulos fotovoltaicos de alto desempenho, vem dobrando a potência de megawatts instalados ano a ano. “Operamos no mercado brasileiro desde 2015. Estamos somando esses últimos cinco anos, estamos com 400 MW negociados na geração distribuída, com foco em produtos diferenciados”, comentou Claudio Loureiro, Gerente Geral da JA Solar no Brasil.

Claudio afirmou ainda que a empresa é uma das pioneiras na implantação de módulos solares no Brasil, em função da abordagem tecnológica. “Estamos liderando a adoção de novas tecnologias com, por exemplo, a aplicação dos módulos mono-cristalinos PERC em geração centralizada e distribuída, além de módulos bifaciais, no qual tivemos o primeiro projeto a ser negociado no Brasil, em 2018. A nossa expectativa agora é continuar acompanhando a curva de crescimento do mercado solar e talvez triplicar ou quadruplicar a potência de megawatts instalado nos próximos anos”, complementou.

Outros dados

A ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) apontou que o investimento acumulado em sistemas de energia solar fotovoltaica instalados em residências acaba de atingir R$ 5,1 bilhões no Brasil. De acordo com o mapeamento, os domicílios respondem por 38,9% dos cerca de 2,3 gigawatts de potência instalada em operação nos telhados e fachadas.

Em número de sistemas fotovoltaicos instalados, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 72,60% do total. Em seguida, aparecem as empresas dos setores de comércio e serviços (18%), consumidores rurais (6,3%), indústrias (2,7%), poder público (0,4%) e outros tipos, como serviços públicos (0,04%) e iluminação pública (0,01%).

De acordo com uma pesquisa da Greener, também triplique o número de unidades de consumidores (UCs) com a Geração Distribuída. Em 2018, eram 45.587 UCs, já em 2019 foram 143.096 UCs conectados à rede.

Sobre um JA Solar

Fundada em 2005, a JA Solar é um fabricante chinês de equipamentos para geração de energia solar. Com 12 unidades de fabricação e mais de 20 filiais em todo o mundo, os negócios da empresa cobram boletos de silício, células, módulos e usinas fotovoltaicas. Os produtos JA Solar estão disponíveis em mais de 120 países e regiões e são usados ​​em usinas de energia montadas no solo, sistemas fotovoltaicos residenciais, comerciais e industriais no telhado.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal