Nesta terça-feira (9), a diretoria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou novos reajustes tarifários para consumidores atendidos pelas concessionárias Energisa Acre e Energisa Rondônia, que juntas somam mais de 1 milhão de unidades consumidoras.
No Acre, o reajuste anual afetará cerca de 309 mil pontos de consumo, enquanto que em Rondônia impactará 729 mil. Em ambos os estados, as novas tarifas entram em vigor a partir do próximo sábado (13).
Para os consumidores do Acre, o efeito médio do reajuste será de 11,54%. As tarifas para clientes residenciais terão aumento de 8,99%, enquanto que para baixa tensão (categoria que inclui residências, pequenos comércios e estabelecimentos de menor porte ligados diretamente à rede de distribuição) o reajuste médio será de 9,51%.
No caso da alta tensão, que abrange indústrias e grandes consumidores conectados à rede de transmissão, o aumento será de 20,24%. Segundo a ANEEL, o reajuste no estado foi impactado principalmente por custos com encargos setoriais, transporte de energia, despesas de distribuição e componentes financeiros apurados no ciclo tarifário atual.

Em Rondônia, o impacto médio do reajuste na conta de luz será ainda maior, alcançando 15,72%. Para os consumidores residenciais, a alta será de 14,64%. Os clientes de baixa tensão terão aumento médio de 15,01%, enquanto os consumidores de alta tensão enfrentarão reajuste de 18,48%.
De acordo com a Agência, os principais fatores que pressionaram as tarifas em Rondônia foram os custos relacionados à aquisição, distribuição e transmissão de energia elétrica, além do peso dos encargos setoriais e de componentes financeiros remanescentes do processo tarifário anterior.

Permissionárias também terão reajuste
Além das duas distribuidoras, a ANEEL também aprovou nesta semana novos reajustes tarifários para três permissionárias de distribuição de energia, que juntas atendem mais de 30 mil unidades consumidoras em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os reajustes serão aplicados na Ceprag (Cooperativa de Eletricidade Praia Grande), na Coopersul (Cooperativa Regional de Eletrificação Rural Fronteira Sul Ltda) e na Coopernorte (Cooperativa Regional de Distribuição de Energia do Litoral Norte).

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.