ANEEL propõe devolução de R$ 50,1 bilhões em créditos aos consumidores

Proposta da diretoria da agência prevê a devolução dos valores por meio de abatimento nos próximos reajustes tarifários
ANEEL propõe devolução de créditos tributários aos consumidores
Imagem: Procon-RO/Reprodução

Foi aberta nesta terça-feira (9) a consulta pública que tem como objetivo discutir a forma de devolução de mais de R$ 50,1 bilhões de créditos tributários para os consumidores, referentes a decisões da Justiça sobre a retirada do ICMS da base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins nas contas de luz.

Segundo o anúncio da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a proposta colocada em consulta pública pela diretoria da agência prevê a devolução dos valores por meio de abatimento nos próximos reajustes tarifários, em um prazo de até cinco anos.

Efrain Cruz, diretor relator da matéria, defende que “os créditos são do consumidor e devem ser utilizados do modo mais benéfico possível aos mesmos”. Além disso, avalia que, mesmo antes do fechamento da consulta pública, parte dos valores já poderá ser devolvida em situações especiais.

André Pepitone, diretor-geral da ANEEL, ressaltou que a medida beneficia a população, principalmente em um cenário de renda reduzida para muitas pessoas. “Além de dar cumprimento à decisão da Justiça, a devolução desses recursos segue o espírito da desoneração tarifária, principal bandeira desta diretoria da ANEEL. Por isso, desde o início das consultas à sociedade sobre o tema, sempre defendemos que os créditos fossem usados para amenizar os reajustes das contas de luz, em benefício do consumidor”, afirmou.

A proposta da ANEEL permanecerá em consulta pública entre os dias 11 de fevereiro e 29 de março. Os interessados em participar podem enviar suas contribuições para [email protected].

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal