As tarifas atuais da Neoenergia Pernambuco serão prorrogadas por mais 15 dias para que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) discuta e avalie eventuais impactos causados pelo crescimento dos sistemas de micro e minigeração distribuída nos reajustes tarifários de 2023.
O processo da concessionária seria aprovado nesta terça-feira (25) para vigorar a partir de 29 de abril, mas a empresa solicitou à Agência um ajuste na base de cálculo para que seja considerado o efeito da GD (geração distribuída) na apuração de possíveis perdas técnicas regulatórias.
Ao Canal Solar, a Neoenergia Pernambuco informou que as novas tarifas deverão ser discutidas e já aprovadas no dia 9 de maio. Atualmente, a distribuidora conta em sua área de concessão com 58,3 mil sistemas fotovoltaicos instalados no segmento de GD, segundo dados da ANEEL.
Aprovações da ANEEL
Nesta terça-feira (25), a ANEEL aprovou os reajustes tarifários de quatro permissionárias. Os índices, que entrarão em vigor no próximo sábado (29), serão aplicados para permissionárias localizadas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. São elas: Ceres (RJ), Ceripa (SP), Cerci (RJ) e Ceral Araruama (RJ).
A Agência também aprovou nesta mesma data a tarifa de repasse da energia produzida pela usina hidrelétrica de Itaipu para 2023. O valor será de US$ 20,23 por kW ao mês, uma queda de 18% em relação ao valor praticado no ano passado.