2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

ANEEL prorroga reajuste em Pernambuco para avaliar crescimento da GD

Adequação das tarifas da Neoenergia Pernambuco estava previsto para entrar em vigor no dia 29 de abril

Autor: 26 de abril de 2023Brasil
2 minutos de leitura
ANEEL prorroga reajuste em Pernambuco para avaliar crescimento da GD

Foto: Divulgação/Governo Federal

As tarifas atuais da Neoenergia Pernambuco serão prorrogadas por mais 15 dias para que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) discuta e avalie eventuais impactos causados pelo crescimento dos sistemas de micro e minigeração distribuída nos reajustes tarifários de 2023.

O processo da concessionária seria aprovado nesta terça-feira (25) para vigorar a partir de 29 de abril, mas a empresa solicitou à Agência um ajuste na base de cálculo para que seja considerado o efeito da GD (geração distribuída) na apuração de possíveis perdas técnicas regulatórias.

Ao Canal Solar, a Neoenergia Pernambuco informou que as novas tarifas deverão ser discutidas e já aprovadas no dia 9 de maio. Atualmente, a distribuidora conta em sua área de concessão com 58,3 mil sistemas fotovoltaicos instalados no segmento de GD, segundo dados da ANEEL.

Aprovações da ANEEL

Nesta terça-feira (25), a ANEEL aprovou os reajustes tarifários de quatro permissionárias. Os índices, que entrarão em vigor no próximo sábado (29), serão aplicados para permissionárias localizadas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. São elas: Ceres (RJ), Ceripa (SP), Cerci (RJ) e Ceral Araruama (RJ).

A Agência também aprovou nesta mesma data a tarifa de repasse da energia produzida pela usina hidrelétrica de Itaipu para 2023. O valor será de US$ 20,23 por kW ao mês, uma queda de 18% em relação ao valor praticado no ano passado.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.