A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira (25) a tarifa de repasse da energia produzida pela usina hidrelétrica de Itaipu para 2023.
O valor será de US$ 20,23 por kW ao mês neste ano, uma queda de 18% em relação ao valor praticado no ano passado, que era de US$ 24,73/kW.
Com a decisão, as distribuidoras cotistas que recebem a energia da usina vão aplicar o novo valor nas tarifas com efeito retroativo a janeiro.
Basicamente, a tarifa de repasse de Itaipu é o valor pago pelas distribuidoras que compram energia da usina através da ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional), que assumiu a operação da hidrelétrica após a privatização da Eletrobras.
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a usina de Itaipu atende cerca de 11,3% da demanda do mercado brasileiro e 88,1% do mercado paraguaio.
A usina foi construída a partir de tratado internacional celebrado entre o Brasil e o Paraguai em 26 de abril de 1973, tendo como finalidade realizar o aproveitamento dos recursos hídricos do Rio Paraná, pertencentes aos dois países.
Uma resposta
Henrique, qual o provável percentual de redução na fatura do consumidor (considerando uma média nacional) ??