2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Impasse para início de obras na rede da Cemig preocupa integradores

Profissionais estão perdendo clientes por não conseguirem informar quando seus projetos serão instalados

Autor: 27 de abril de 2023Setor Elétrico
2 minutos de leitura
Impasse para início de obras na rede da Cemig preocupa integradores

Entrada do edifício-sede da Cemig. Foto: Clarissa Barçante/ALMG

A possível falta de capacidade de injeção de energia nas subestações da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) segue causando problemas para muitos integradores de energia solar no estado de Minas Gerais. Saiba mais detalhes, clicando aqui.

A insegurança ocasionada, sobretudo, por uma não divulgação de uma data para o início de obras estruturantes para resolver o impasse e permitir com que projetos fotovoltaicos de integradores locais sejam novamente aprovados junto às concessionárias têm causado uma grande dor de cabeça. 

Isso porque, sem uma definição de quando a capacidade de escoamento das subestações da Cemig ficarão normalizadas, os integradores não conseguem informar para seus clientes uma expectativa de quando seus projetos poderão ser instalados. 

No fim das contas, o que está acontecendo é que a maioria dos consumidores interessados na tecnologia acaba não fechando o negócio e causando prejuízos que comprometem a continuidade das empresas do setor. 

É o caso do engenheiro eletricista Paulo Henrique Azila, que já teve projetos de grandes e de pequenos portes suspensos por causa da saturação de rede alegada pela Cemig. Um dos projetos suspensos, inclusive, era de apenas 8 kW, segundo ele. 

De acordo com o engenheiro, a falta de uma perspectiva sobre quando as obras na rede vão ser iniciadas gera um grande incómodo junto aos clientes.

“A gente perde bastantes projetos, porque os clientes muitas vezes não recebem bem essa resposta sobre a falta de um prazo. Tem alguns que até procuram outros integradores achando que a culpa é nossa. Está difícil essa nossa situação, viu”, disse. 

Nos últimos dias, a situação incômoda levou muitos profissionais do setor solar de Minas Gerais a criarem um abaixo-assinado para recolher assinaturas contra a Cemig. Confira o abaixo-assinado e saiba mais, clicando aqui.  

Procurada pelo Canal Solar, a assessoria de imprensa da Cemig não respondeu o e-mail encaminhado pela reportagem sobre um possível início das obras na região. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.