2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

INEL cria Coordenação de Hidrogênio Verde no Ceará

Secretaria de Hidrogênio Verde monta colegiado estadual para incremento do mercado de H2V no CE

Autor: 28 de abril de 2023Hidrogênio Verde
2 minutos de leitura
INEL cria Coordenação de Hidrogênio Verde no Ceará

Da direita para esquerda: Frederico Freitas, Laiz Hérida e Jurandir Picanço. Foto: INEL/Divulgação

A Secretaria de Hidrogênio Verde do INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa), anunciou ontem (27), durante o I Simpósio Paraibano de Hidrogênio Renovável, em João Pessoa, a constituição de uma Coordenação Estadual no Estado do Ceará para promover ações para desenvolvimento desse mercado.

O grupo de trabalho visa apoiar as esferas de governo no estabelecimento de marcos regulatórios para o importante mercado de hidrogênio verde na região Nordeste e no Brasil, que detém grande potencial de desenvolvimento.

Segundo o INEL, a atuação da coordenação estadual é orientada por três grandes eixos temáticos: funding dos Projetos de Hidrogênio Verde; a relação com agentes regulatórios e ambientais; e as demandas do setor produtivo do estado do Ceará sobre Hidrogênio Verde para criar formas de impulsionar o desenvolvimento dessa indústria.

A Coordenação de Hidrogênio Verde do Ceará é composta por três executivas com relevantes trajetórias profissionais no setor:

  • Cibele Gaspar, trará sua experiência na atuação no Banco do Nordeste com foco em Project Finance de projetos de Infraestrutura;
  • Laíz Hérida, CEO da HL Soluções Ambientais, que tem mais de 17 anos de atuação no setor com foco nas questões ambientais que envolvem os projetos já anunciados no Porto do Pecém; e
  • Silla Motta, CEO da Donna Lamparina, com trajetória de mais de 25 anos no Setor Elétrico com atuação consultiva em Energias Renováveis para grandes clientes corporativos.

Luiz Piauhylino Filho, secretário de Hidrogênio Verde do INEL, explica que a nova coordenação tem o propósito de se aproximar de todos os agentes estaduais do Ceará que empreendem esforços para os projetos anunciados no Porto do Pecém.

O trabalho da Coordenação de Hidrogênio Verde do Ceará contará com apoio de Piauhylino Filho e do Vice-Secretário de Hidrogênio Verde do INEL, Frederico Freitas. Ambos terão o papel de estabelecer canais de comunicações entre as demandas do estado e as articulações que o INEL já desenvolve com o Poder Executivo e o Congresso Nacional em Brasília.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.