27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

ANEEL recebe contribuições sobre regulação de sistemas de armazenamento

As contribuições podem ser enviadas por e-mail até 1º de março

Autor: 10 de fevereiro de 2021julho 27th, 2021Brasil
ANEEL recebe contribuições sobre regulação de sistemas de armazenamento

Termina no dia 1ª de março o prazo para envio de contribuições sobre o processo de elaboração de proposta regulatória a respeito de inserção de sistemas de armazenamento, incluindo usinas reversíveis, no SIN (Sistema Interligado Nacional).

As contribuições podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Segundo a Nota Técnica n.º 94/2020 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a discussão sobre a Tomada de Subsídios n° 11/2020 sobre sistemas de armazenamento deve ser concluída até o segundo semestre de 2021.

No documento, os especialistas da ANEEL destacam quais temas devem ser considerados. Entre eles, a caracterização dos recursos de armazenamento, a especificação dos serviços a serem prestados; os serviços ancilares, o mercado de capacidade (ou lastro), o uso dos Sistemas de Transmissão e Distribuição, o processo de Outorga e o atendimento aos sistemas isolados.

Na nota técnica, os especialistas da agência destacam que os sistemas de armazenamento são fundamentais para a inserção em larga escala de energia renovável intermitente, que é fundamental para assegurar a expansão da matriz elétrica com menores emissões de carbono.

Os especialistas também  ressaltam que estes sistemas podem atuar como um elemento de estabilização entre uma oferta de energia cada vez menos flexível e uma demanda com baixo nível de elasticidade às oscilações de curto prazo nos preços. 

Desta forma, as diversas tecnologias de armazenamento podem ser instaladas em todos os segmentos do sistema elétrico, seja junto à geração centralizada, no sistema de transmissão, na distribuição ou dentro das unidades consumidoras, sejam elas industriais, comerciais ou residenciais. 

O que é uma tomada de subsídio?

A tomada de subsídios é um mecanismo que possibilita a participação da sociedade durante as fases preliminares do processo regulatório da Agência e contempla diferentes técnicas de coleta de dados, ideias, sugestões e opiniões sobre determinado tema ou problema. 

A partir dessa ferramenta, a ANEEL coleta informações que podem ser utilizadas como subsídio para as fases de estudo e para o desenvolvimento de propostas de atos normativos e regulamentos.

Imagem: Horizon Power

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.